Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
AVS é Nova Friburgo percorrendo o mundo!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Mais uma data festiva para se comemorar: 15 de agosto, Dia dos Solteiros. O Caderno Z nos trouxe um verdadeiro documentário para elucidar o tema. Antigamente se dizia: “Antes só do que mal acompanhado” e isso bastava para se explicar o fato de alguém viver sozinho, sem a tradicional “vida a dois”. Contudo, os tempos mudaram e “abandonar o ninho em direção à solteirice” pode ser uma escolha feliz, sem traumas ou desafetos. Mas “quem realmente irá entender?” O sociólogo Fred Elboni, autor de oito livros, ressalta: “A solteirice é uma fase necessária para pegarmos segurança em nós mesmos, para nos sentirmos ‘desejados’ e aprendermos coisas novas...”. As considerações de Elboni são otimistas: “Curta a solteirice, aproveite o que tem de ser aproveitado agora para depois ter a certeza de que você fez o que deveria ter feito”.
Os entendimentos colhidos por Ana Borges são boas recomendações para quem está indeciso ou prestes a tomar outros rumos e modos de existência. E Ana colabora com as reflexões: “Morar sozinho é um sonho de liberdade e independência para muitos ou simplesmente a única alternativa para outros...”. Há vantagens e inconvenientes, como tudo na vida. E destaca que “junto com a liberdade e a independência vem também o amadurecimento”. Isso porque a pessoa “ganha maturidade e um novo senso de responsabilidade, fatores relevantes em diversos aspectos da vida”.
No mais é ter “coragem e confiança para encarar a nova fase, pensando sempre na autoestima”, cuidando do corpo físico e espiritual. Sem pressa de “encontrar um par”, traçando planos porque, por mais que seja incrível, a felicidade está dentro de nós. Descobrir-se é a tomada de consciência para se ligar na aventura de viajar, como se expressou Drummond em “O Homem e as Viagens” na “dangerosíssima viagem de si a si mesmo”. O tempo de espera é sempre produtivo e cheio de possibilidades.
Na verdade, estamos no tempo das reinvenções e inovações. Mudar conceitos e reciclar tem sido a tônica de toda a espécie de sustentabilidade, inclusive, a reforma humana. Caminhamos a passos largos na reutilização de materiais recicláveis, o que levou o Ciep Professor Luiz Carlos Veronese, em Conselheiro Paulino, a receber o selo de certificação Lixo Zero, pelo reaproveitamento de mais de 90% de seus resíduos. O Projeto Lixo Zero foi implantado em 50 cieps da rede estadual. A reinvenção é geral e as empresas estão convidas a participar da 3ª edição do Prêmio Visão Consciente promovida pela Fecomércio RJ. O regulamento é abrangente e visa “reconhecer, fortalecer e motivar es empresas comprometidas com práticas inovadoras, seja “por meio da inclusão, da sustentabilidade e/ ou de ações de responsabilidade social”.
Em todos os setores, a reestruturação se faz presente. A exemplo, o Nova Friburgo Yetis, de futebol americano se reestrutura na busca de recursos para manter os altos custos do esporte. A paixão pela bola oval põe o time em campo para vender rifas com a campanha “Adote um Yet”. São 500 rifas e a sorte já está lançada. Vamos ajudar comprando tickets pela página oficial do Instagram ou pelo contato (22) 99231-9304.
Christiane Coelho nos trouxe a emocionante reportagem “Filhos que nascem do coração”, onde conhecemos a história de luz do casal Nilson e Carla no processo de adoção do pequeno Davi. A primeira celebração do Dia dos Pais é motivo de alegria e Nelson ressalta; “Davi é tudo para mim e para a Carla... de maneira alguma a gente consegue imaginar nossa vida sem Davi... Adoção não é caridade, adoção é amor...”.
Achando que seria difícil estar entre os 100 veículos jornalísticos escolhidos para o programa GNI Local Lab Brasil, a plataforma digital de A VOZ DA SERRA foi inscrita por nossa diretora Adriana Ventura e não deu outra: mais uma conquista. O jovem site do jornal, completando seu Jubileu de Prata, é a prata da casa que leva nossa informação pelo mundo e, assim, se sobressaiu por sua eficiência. Mais um sucesso, no auge de um legado de 77 anos de existência, de amor e de credibilidade. Parabéns!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário