Durante anos, uma das principais cobranças de setores como o esportivo e o turístico em Nova Friburgo girou em torno da formulação de um calendário fixo de eventos. A medida possibilita não apenas um planejamento melhor para a realização dos mesmos, como também oferece a chance de comercializar as atrações nos mais variados cantos do Estado e do Brasil. Ao que parece, a antiga demanda foi atendida.
A prefeitura divulgou uma programação recheada de atividades esportivas, culturais e turísticas para os próximos meses, contemplando eventos tradicionais e algumas novidades até o mês de dezembro. No universo do esporte, o Montanha Cup, promovido no último final de semana, era uma das atrações em destaque para o mês de março. E, a julgar pelo calendário, há mais por vir já neste próximo mês.
Neste fim de semana, a Meia Maratona Nova Friburgo-Bom Jardim vai oferecer uma estrutura ampla, com jantar de massa, camisa em poliamida, medalhão e troféu personalizado. A idade mínima para participação na corrida é de 14 anos para os cinco quilômetros e de 18 anos para os 21,1 quilômetros. Os cinco primeiros atletas, das categorias, feminina e masculina, das provas de cinco quilômetros e 21,1 receberão troféus. Os três primeiros de cada faixa etária, na prova de 21,1 quilômetros receberão troféus. As faixas etárias praticadas serão: até 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 60 a 64 e acima de 70 anos. Os três primeiros colocados no geral também terão direito a premiação em dinheiro a ser definida posteriormente.
Ainda neste mês, o projeto Avança Friburgo será promovido em Campo do Coelho, no dia 16, e está prevista também a retomada do Domingo de Lazer na Via Expressa, em Olaria, no dia 24. Em maio, o Avança Friburgo acontecerá em São Pedro da Serra, no dia 11, e na parte de atletismo, a Copa Brasil Ultra Maratona promete ser uma novidade de alto nível. Serão dois dias de competição em piso asfáltico, de dois quilômetros cada volta, em percurso medido por medidor credenciado pela CBAT. A prova principal terá a distância de 100 quilômetros (50 voltas), com largada às 20h do dia 14 de maio. Como distância intermediária, acontecerá a prova de 50 quilômetros, com largada às 2h do dia 15.
Em junho, no dia 5, o GP das Montanhas deve reunir dezenas de ciclistas, percorrendo alguns quilômetros desde o pórtico de Cachoeiras de Macacu até Theodoro de Oliveira. Todos os que completam a prova recebem medalhas, e os cinco primeiros colocados são condecorados com troféus de participação. No mesmo dia está prevista a realização da Liga Carioca de Down Hill, com local e detalhes a serem divulgados. A edição de número dois do Free Combat Challenge está programada para o dia 19 de junho.
No sétimo mês, os destaques ficam por conta do Free Mountain Festival, de 15 a 17 de julho, na Praça do Suspiro, e do Endureco, com local a ser definido. O evento, previsto para o dia 31 de julho e tradicionalmente organizado por Nilton Sérgio Sanches, é uma prova de enduro a pé, onde a velocidade não é o mais importante, e sim, a orientação e regularidade. Serão fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e do conhecimento técnico.
No mês de agosto, o Avança Friburgo chega ao Cordoeira, no dia 13, e para fechar o calendário do ano de ciclismo, no dia 28 de agosto, o “Route MTB Fribourg” vai relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, geralmente com a largada acontecendo na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.
Nas últimas edições, os competidores puderam optar por quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Na última edição, o Route MTB reuniu 170 atletas para um percurso de 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada.
Em setembro, o Avança Friburgo será promovido no dia 10, em Conselheiro Paulino, enquanto outubro já começa, logo no dia 1º, com movimento para o Basquete Veterano de Nova Friburgo. No dia 9 será a vez da 4ª Copa Free Combat de Jiu-Jítsu, em local ainda a ser definido. A modalidade volta a ser movimentada no dia 27 de novembro, com a realização da Copa Lagoinha, no Ginásio Adhemar Combat, na Via Expressa. Outro grande destaque programado para o penúltimo mês do ano é o retorno do Junfri, os Jogos Universitários Friburguenses, sempre trazendo uma mega estrutura e estudantes universitários dos mais variados cantos do Estado do Rio.
Fechando o calendário esportivo de 2022, em dezembro, a tradicional Festa do Corredor está programada para o dia 11, em local ainda a ser definido. A primeira edição reuniu 200 atletas (limite estipulado para a época) em 1993, na quadra da Saudade. Nos três anos seguintes o evento aconteceu no Ciep Glauber Rocha, e depois passou a ser realizado com o apoio do Sesc. A parceria foi mantida até 2007, quando a prova passou a ser realizada no Clube de Xadrez. O auge ocorreu em 1997, quando a prova equivaleu à final do Campeonato Brasileiro de Corridas, em parceria com a Telebras. A edição daquele ano reuniu mil atletas e foi vencida pelo atleta Ronaldo da Costa. Durante mais de dez anos a prova costumou reunir uma média de mil atletas.
Deixe o seu comentário