Auxílio jurídico gratuito, até quinta, para todos os friburguenses

Prefeitura realiza a segunda edição da DPU Para Todos
terça-feira, 15 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Auxílio jurídico gratuito, até quinta, para todos os friburguenses

Desta terça-feira, 15, até quinta, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas para Juventude, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), realiza a segunda edição do mutirão DPU para Todos, no prédio do antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas, 89.

A iniciativa tem o objetivo de prestar auxílio jurídico gratuito aos moradores do município de Nova Friburgo que necessitem de orientação quanto aos seguintes temas: BCP/Loas, aposentadorias, auxílio doença, auxílio emergencial, medicamentos, dentre outros, e que sejam pessoas com baixa renda familiar. Serão atendidas as pessoas com renda mensal até R$ 2 mil. Importante frisar que os atendimentos serão limitados. Na ocasião, servidores da Secretaria de Assistência Social distribuirão senhas para cada dia de atendimento e todas as pessoas que receberem senhas serão atendidas. 

Documentação

Pessoas que residem na mesma casa devem apresentar carteira de identidade ou certidão de casamento ou de nascimento, CPF, comprovante de residência e procuração e documentos pessoais do procurador, se for o caso; documentos que comprovem renda (também de todos os moradores) - carteira de trabalho, contracheque (recente), termo de declaração de renda (autônomo), termo de rescisão do contrato de trabalho (se desempregado), declaração de imposto de renda dos últimos dois anos (se for o caso) e extratos bancários referentes aos últimos três meses (conta-corrente ou poupança); documentos que comprovem despesas - contas de água, luz, aluguel, IPTU, condomínio, supermercado, escola, farmácia, telefone, plano saúde, cartão de crédito etc.

Exemplos de documentos relacionados à pretensão jurídica: benefícios previdenciários ou assistenciais - comprovante de que o benefício foi requerido e de que sua implantação foi negada pelo INSS, documentos que comprovem vínculos empregatícios ou recolhimento de contribuições e certidão de óbito (para pensões por morte), etc.; 

Benefício por incapacidade: além da negativa do INSS de implantação do benefício, laudos médicos contendo o CID, descrição da enfermidade / deficiência, período do tratamento etc;

Fornecimento gratuito de medicamentos: negativa de fornecimento do medicamento emitida por órgão componente do SUS (secretaria de saúde do estado ou do município), exames médicos, laboratoriais e laudos dos exames; justificação da prescrição de medicamento não existente nas listagens oficiais,  prescrição médica (tipo e quantidade de medicamento) e orçamento de medicamentos em duas farmácias.

Contrato assinado com a Caixa: cópias do contrato e de notificações recebidas (cobrança, leilão de imóvel etc);

Defesa em processo judicial que já esteja em andamento (na Justiça Federal): cópia da intimação/citação recebida.

Horários de atendimento

  • terça-feira, 15: 13h às 17h;

  • quarta-feira, 16: 10h às 16h; 

  • quinta-feira, 17: 10h às 15h.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: