Qual era o time do Corinthians há 10 anos, o último brasileiro a ser campeão do mundo pela FIFA

Equipe era comandada por Tite e venceu Chelsea na Final, por 1 a 0, em duelo ocorrido no Japão
quinta-feira, 03 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra

A lista de times brasileiros campeões do mundo poderia ter ficado maior após o duelo entre Palmeiras e Chelsea no sábado (13), em Abu Dhabi. A derrota por 2 a 1 do time brasileiro para os ingleses, no entanto, adiou o sonho de um clube nacional ser campeão do mundo mais uma vez. A última vez que isso aconteceu foi há dez anos, em 2012, quando o Corinthians bateu o mesmo Chelsea, por 1 a 0, no Japão, e ficou com a taça.

O Palmeiras teve chance de conquistar o título. Após sair atrás do placar, o time brasileiro teve um pênalti a seu favor, convertido pelo meia Raphael Veiga. O jogo terminou 1 a 1 no tempo normal e foi para a prorrogação. No fim do segundo tempo da prorrogação, os ingleses tiveram um pênalti a favor e converteram a cobrança.

Assim como o Palmeiras, outros clubes brasileiros não conseguiram ser campeões mundiais desde 2012. O Atlético Mineiro parou nas semifinais em 2013, o Grêmio sucumbiu diante do Real Madrid, em 2017, o Flamengo de Jorge Jesus não conseguiu superar o Liverpool, em 2019, e o mesmo Palmeiras não passou do Tigres na semifinal, em 2020. 

Com isso, o título corintiano ficou ainda mais especial em 2022. Mas você se lembra como era aquela equipe? Seus jogadores, o técnico? E a final contra o Chelsea? Para o torcedor do Corinthians, esse dia foi inesquecível, já que a equipe conseguiu superar o então campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Assim como na maioria das vezes, o abismo financeiro entre as equipes sul-americanas e europeias aparece já na escalação. O Corinthians entrou em campo com Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). O time era comandado por Tite, que atualmente é técnico da seleção brasileira. 

O Chelsea entrou em campo com Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres. Os ingleses eram comandados pelo espanhol Rafa Benítez.

É impossível não atentar para o fato de o time inglês ter em seu elenco jogadores renomados e no auge da carreira, como David Luiz, hoje no Flamengo, Lampard, Hazard e Fernando Torres. Era um time muito qualificado, que havia vencido a Liga dos Campeões passando pelo Barcelona na semifinal e derrotando o Bayern de Munique na decisão. 

Aquele foi um jogo com milagres de Cássio e grande atuação de Guerrero, autor do gol que garantiu o título. O Corinthians dominava para pressionar o Chelsea. Após envolvente trocas de passes, a bola sobrou para Paulinho, que abriu espaço dentro da área, mas o time inglês estava muito fechado. 

O camisa 8 deixou a bola com Danilo, que tentou a finalização de direita. O chute foi bloqueado, mas a bola subiu e caiu para Guerrero livre na pequena área. O camisa 9 experiente pulou mais alto que a zaga inglesa e conseguiu tocar de cabeça pro fundo do gol dos Blues.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: