No segundo dia de divulgação de testes de Covid realizados na rede pública de Nova Friburgo, na quinta-feira, dia 20, aumentou a quantidade de exames (de 528 para 723) e, também, a proporção de resultados negativos para a doença.
Dos 723 testes realizados, 331 resultaram positivo (45,78%) e 392, negativos (54,21%). Na véspera, essa proporção havia sido, respectivamente, 51,13% e 48,86%).
Somente nestes primeiros dias de 2022, segundo a prefeitura, mais de 18 mil testes de Covid foram realizados nos pontos de triagem do município, sem contar a testagem em instituições privadas, como hospitais particulares, laboratórios e farmácias. A alta procura tem ocasionado longas filas nas unidades de saúde e, consequentemente, demora na assistência.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o total de testes é de 52.130, com média de 51,08% de resultados positivos. O total de casos em Nova Friburgo chega a 26.632, com 870 óbitos, o de recuperados é de 19.974 e o de descartados é de 25.495, segundo o boletim de quinta-feira.
Ocupação de leitos
Quanto à ocupação de leitos na cidade por conta da Covid, os hospitais têm hoje 24 pacientes em enfermarias e seis em UTIs. No Raul Sertã, 17 dos 23 leitos de enfermaria estão ocupados e na Unimed, todos os cinco. Nas UTIs, a situação é tranquila, já que estão ocupados seis de um total de 28 leitos.
Pontos de testagem gratuita
Os atuais pontos de testagem SUS em Friburgo são o da Via Expressa, a UPA de Conselheiro Paulino e o localizado no distrito de Lumiar. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente pacientes com sintomas, na janela de cinco a sete dias após o contágio, podem fazer o teste de detecção do coronavírus pelo Swab nasal. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas devem fazer o teste com amostra sanguínea, disponível apenas na Via Expressa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque de testes é considerado suficiente para atender a demanda.
Deixe o seu comentário