O projeto social "De olho no futuro", que visa a proporcionar a assistência oftalmológica gratuita aos alunos da rede municipal de ensino, surgiu de uma parceria firmada desde 2003 entre a Secretaria Municipal de Educação e o Rotary Clube de Nova Friburgo. A iniciativa é coordenada pela empresária e rotariana, Márcia Carestiato. No último sábado, 11, foi realizada mais uma entrega do programa neste ano. Ao todo, 50 alunos foram contemplados desta vez com óculos de grau entregues durante cerimônia na sede do Rotary Clube, na Rua Augusto Spinelli.
“Nosso agradecimento especial ao médico oftalmologista, Alexandre Ribeiro, que realizou as consultas gratuitas a esses 50 estudantes beneficiados no último dia 6 de novembro no Centro Oftalmológico de Nova Friburgo. Essa parceria é essencial para a continuidade e sucesso do projeto”, esclareceu Márcia Carestiato.
O programa "De Olho no Futuro" funciona da seguinte forma: os professores são capacitados para perceber, durante as aulas, se algum aluno apresenta dificuldades para enxergar corretamente e realizar a triagem inicial por meio da tabela de Snellen, um teste simples que possibilita a detecção da dificuldade de visão do estudante para acompanhar as atividades em sala. Após essa detecção, o professor comunica a deficiência à direção das escolas que providenciam o encaminhamento dos estudantes para o exame oftalmológico providenciado pelo Rotary Club e executado pelo médico. Sendo confirmada a necessidade do estudante ter que usar óculos, é providenciada a entrega às crianças, geralmente durante cerimônias promovidas pelo Rotary e a prefeitura.
O objetivo do projeto é intervir nas condições de saúde ocular dos alunos, propiciando melhora no rendimento escolar e reduzindo as taxas de evasão decorrentes de problemas visuais. Uma vez detectado algum distúrbio visual nos alunos da rede municipal de ensino e com a comprovação de dificuldades financeiras das faíilias para adquirir os óculos, o Rotary promove a entrega.
Deixe o seu comentário