Inscrições para o ensino médio da Escola Sesi vão até dia 15

Unidade de Nova Friburgo tem 80 vagas gratuitas
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A fachada do Sesi (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A fachada do Sesi (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Jovens de Nova Friburgo que estejam cursando ou tenham terminado o 9º ano do ensino fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 80 vagas gratuitas para o novo ensino médio da Escola Sesi em Nova Friburgo com itinerário de formação técnica em parceria com o Senai, no ano que vem. Desse total, quatro vagas são para PCD - Pessoa com Deficiência. O edital completo está disponível no site da Escola Sesi (www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio) e as inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 15, no site da Escola Sesi. Em todo o estado são oferecidas 2.320 vagas gratuitas.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do ensino fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para alunos que estejam cursando o 9º ano da Escola Sesi e para dependentes de industriários ou ex-industriários.

Regina Malta, gerente geral de Educação do Senai-Sesi, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século 21. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2022. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Novo ensino médio 

Em sintonia com a nova legislação, o novo ensino médio da Escola Sesi agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com o Senai. Além disso, os alunos complementam sua formação com dois itinerários de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e o itinerário inovação, com opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

A perspectiva é aprofundar a utilização de metodologias ativas, a pesquisa, a tecnologia e os projetos a partir de desafios reais, e enfatizar o protagonismo dos alunos na realização de suas escolhas com base em seus projetos de vida, desejos e potenciais.

O itinerário de formação técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional: Informática, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Mecatrônica, Internet das Coisas, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Design Gráfico, Multimídia, Programação de Jogos Digitais, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Alimentos, Confeitaria, Edificações, Energias Renováveis, Logística, Planejamento e Controle de Produção e Segurança do Trabalho.

Calendário do edital

Os locais de prova serão divulgados online às 13h do próximo dia 26. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 4 de dezembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação