Sai calendário de matrículas para 2022 nas escolas municipais de Friburgo

Para quem já é aluno da rede, renovação ocorrerá a partir da próxima segunda-feira
quarta-feira, 03 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sai calendário de matrículas para 2022 nas escolas municipais de Friburgo

A Secretaria Municipal de Educação publicou portaria estabelecendo os procedimentos relativos à pré-matrícula para ingresso e permanência dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do último dia 29 de outubro e dispõe sobre a oferta de vagas para a educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Para os alunos que já fazem parte da rede, a renovação da matrícula deverá ser feita na semana que vem, dos dias 8 a 11 nas próprias escolas. Neste caso, o responsável legal ou o estudante, se maior de 18 anos, deverá obrigatoriamente atualizar a documentação escolar, em caso de necessidade, e assinar a ficha de matrícula. Os alunos concluintes do ensino fundamental ou EJA deverão participar da pré-matrícula na rede estadual de ensino, conforme normas próprias, pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.

O ingresso na rede municipal para novos alunos será feito pelo sistema de pré-matrícula online disponibilizado www.novafriburgo.rj.gov.br, exceto para alunos da EJA. O sistema será aberto às 10h do dia 1° de dezembro e receberá inscrições até o dia 8. A inscrição também pode ser feita nas unidades polo de matrícula, cuja relação será divulgada nos próximos dias, caso o responsável não tenha acesso à internet. A sede da Secretaria Municipal de Educação não será polo de pré-matrícula on-line. 

No ato do cadastro será obrigatório indicar ao menos uma opção de unidade escolar, e até outras duas opções a mais. Para a efetuar a pré-matrícula é necessário apresentar certidão de nascimento e CPF do candidato, CPF e carteira de identidade do responsável legal, registro do Bolsa Família, se for o caso; comprovante de residência, matrícula funcional, caso o responsável seja servidor da rede municipal; e telefone de contato.

A distribuição das vagas seguirá os seguintes critérios classificatórios para alocação: candidato com deficiência e/ou público-alvo da educação especial, na forma da lei 13.146/2015; candidato inscrito no cadastro de espera de 2021 e que não conseguiu locação; candidato de família beneficiada pelo Programa Bolsa Família; irmãos estudando na mesma unidade escolar; candidato cuja mãe esteja em situação de violência doméstica e familiar, nos termos da lei 13.882/2019; e responsável legal sendo servidor público municipal de Nova Friburgo. O responsável legal ou estudante maior de idade deverá acompanhar o resultado da pré-matrícula através do site e efetuar a matrícula no prazo previsto. 

O candidato inscrito no cadastro de pré-matrícula online de 2021 e que não tenha sido contemplado com uma vaga, deverá obrigatoriamente realizar novo cadastro para o ano letivo de 2022. 

Cronograma

  • 8 a 11 de novembro: Para os alunos que já fazem parte da rede, a renovação da matrícula ocorrerá nas próprias escolas; 
  • 1º a 8 de dezembro: (a partir das 10h do dia 01/12) - Abertura do sistema para a realização da pré-matrícula online através do site ou nas escolas;
  • 15 de dezembro: Divulgação da listagem de alocados - (1° bloco 1ª alocação) através do site ou nas unidades escolares;
  • 16 a 20 de dezembro: Efetivação da matrícula dos alocados, diretamente nas escolas;
  • 1º de fevereiro de 2022: Divulgação da listagem de alocados (1° bloco 2° alocação) através do site ou nas escolas;
  • 7 de fevereiro de 2022: Reabertura do sistema para a realização de pré-matrícula on-line através do site.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação