A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude de Nova Friburgo e o Senai ratificaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oferta de cursos profissionalizantes aos alunos enquadrados no programa de gratuidade do Senai, bem como a cooperação e parceria entre as partes para o desenvolvimento de ações.
Dos 92 municípios do estado, apenas três foram contemplados. Será estabelecida uma série de atividades com o objetivo de desenvolver os cursos de qualificação profissional. A proposta desta parceria é a implementação de um acordo de cooperação técnica com a previsão de oferecer cursos para 160 alunos do município.
As vagas são para os cursos de assistente administrativo, eletricista industrial, desenhista de construção civil, ferramenteiro de bancada ― que serão oferecidos no Senai Centro ― e mecânico de máquinas de costura, cortador de produtos do vestuário e assistente de moda - no Senai Espaço da Moda.
A carga horária dos cursos varia de 260 a 800 horas e as aulas serão presenciais, ocorrendo em dias e horários planejados e observando as regras sanitárias e de distanciamento por conta da pandemia da Covid-19.
Como se inscrever
As inscrições vão até esta sexta-feira, 22, das 13h às 16h, na Avenida Alberto Braune, 224, 1º andar, sala da gestão de crise do Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi). O candidato deverá estar munido da carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência; e deverá preencher requisitos como idade (até 24 anos), escolaridade, estar matriculado no ensino fundamental ou médio (caso não tenha concluído), ser contemplado pelo programa Bolsa Família, NIS ativo e atualizado e demais critérios avaliados pela equipe de Assistência Social.
Ao candidato com deficiência não será exigida a idade máxima de 24 anos e deverá, sobretudo, considerar as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização. Não poderá se inscrever para as vagas gratuitas deste programa o candidato que já tenha cursado, concluído e certificado no mesmo curso ora oferecido neste processo.
A documentação necessária neste caso é CPF (dispensável caso conste o número na carteira de identidade); quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e cópia do CPF do responsável legal; e documento de identificação oficial com foto. Quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e entregue cópia do documento de identificação oficial com foto do responsável legal; nome social: preenchimento da ficha de solicitação, (aluno menor com presença e assinatura do seu responsável legal); comprovante do nível de escolaridade conforme exigência de cada curso distinto.
Deixe o seu comentário