Diferentemente de casas de países tipicamente frios, os imóveis brasileiros, em um país tropical, não são preparados, em sua maioria, para um inverno mais rigoroso. A maior parte deles não tem lareiras nem tampouco calefação, como nas construções dos países do Hemisfério Norte. Por isso, em cidades com temperaturas mais baixas, como Nova Friburgo, o uso de aquecedores é um hábito de muitos para enfrentar os dias mais frios.
Os banhos também passam a ser mais quentes, assim como muitos passam a fazer o uso de torneiras elétricas para lavar as louças, no Inverno. Além disso, ficando mais tempo em casa, consequentemente, aumenta-se o consumo da energia elétrica, que passou para a bandeira tarifária vermelha, no mês de junho.
E um jeito fácil de entender sobre variação de consumo e a composição da conta de energia é acompanhando os vídeos da série Descomplicador, no YouTube.
Comportamento
Conforme o tempo vai esfriando, o comportamento das pessoas vai mudando. Roupas mais leves vão sendo sobrepostas por casacos para se aquecer. Há uma glamorização do Inverno. Os amantes da estação acreditam que as pessoas se vestem melhor no frio. Casacos e botas são usados para se proteger. E acessórios, como cachecóis, gorros, chapéus e luvas, além de aquecer podem trazer personalidade e versatilidade ao look.
No Inverno, também aumenta a tendência a ingestão a alimentos mais quentes e calóricos. Isso porque, no frio, o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura regular. Massas, foundues, caldos e sopas passam a fazer parte do cardápio com maior frequência. E, a cidade tem muitas opções de restaurantes especializados nesses pratos para satisfazer os paladares mais exigentes.
Nova Friburgo é uma cidade pra se visitar, conhecer e desbravar em todas as estações. Mas, no Inverno, o clima de montanha traz um charme a mais à Suiça brasileira.
Deixe o seu comentário