Com o objetivo de incentivar a inserção de maiores de 60 anos no mercado de trabalho, o Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab) – lançou a cartilha "Geração Prateada". O material é destinado tanto a idosos em busca de emprego como a empresários interessados em abrir vagas para profissionais mais experientes.
Dessa forma, a cartilha está disponível para download e pesquisa no site da Setrab apontando benefícios da contratação de trabalhadores com mais de 60 anos. Além disso, destaca o comprometimento com a responsabilidade social das empresas que empregam idosos e traz informações sobre direitos, como recolhimento de INSS e FGTS. A publicação também mostra a importância do trabalho na qualidade de vida e no envelhecimento saudável. No fim do documento, ainda é possível consultar lista com telefones e sites úteis.
Vale ressaltar que a cartilha integra o Programa 60+. Com isso, ela estimula a criação de políticas voltadas para a contratação de trabalhadores nessa faixa etária. Idosos desempregados que tenham membros da família com renda per capita de até um salário mínimo, aposentados que necessitam complementar a renda e internos e egressos do sistema prisional são o público-alvo prioritário. Para incentivar o mercado de trabalho para idosos, a Coordenadoria de Projetos Especiais da Setrab traçou as seguintes diretrizes:
- Captação de vagas de contratação convencional;
- Encaminhamento para o mercado de trabalho;
- Feiras e eventos de encaminhamento para vagas de emprego e estímulo ao empreendedorismo;
- Palestras e oficinas;
- Inclusão do programa em espaços da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda;
- Sensibilização do empresário para a importância de criar/reformular produtos e serviços para atender o público-alvo;
- Orientação técnica para empresários e novos empreendedores, baseada nas necessidades e anseios do público idoso, com foco no potencial econômico e ativo desta população.
Deixe o seu comentário