A direção da Nova Faol acaba de informar que, atendendo a solicitações da Prefeitura de Nova Friburgo, juntamente com a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Cãmara Municipal, suspendeu temporariamente, a entrega do serviço de transporte público na cidade, anunciada na semana passada (RELEMBRE AQUI).
Em nota, a empresa informou que "os novos e indispensáveis entendimentos transcorrerão no decorrer desta semana, de maneira que não sejam poupados todos os esforços para a retomada das relações minimamente equilibradas com o poder concedente. Continuamos acreditando que somente através de um diálogo honesto e transparente entre as partes envolvidas, conseguiremos enfrentar responsavelmente a preocupante e temerária situação, com possíveis danosos prejuízos à digna população Friburguense".
A ameaça de entregar a concessão, dando prazo de 30 dias para o município assumir o transporte público, é a cartada final da concessionária, que opera sem contrato formal desde setembro de 2018, após duas licitações desertas promovidas pela prefeitura. O impasse entre a Faol e a prefeitura gira em torno de uma tarifa contratual de R$ 5,90 que a empresa propõe para garantir seu equilíbrio econômico-financeiro. A ideia, intermediada pelo Ministério Público e agora pela comissão da Câmara, é firmar um contrato emergencial até a nova licitação. A empresa argumenta, no entanto, que a prefeitura deveria subsidiar parte da tarifa a fim de baixar o valor da passagem para os usuários, que hoje pagam R$ 4,20.
Deixe o seu comentário