AVS faz história na história de todos nós!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O Caderno Z está de folga, mas, nem por isso ficamos com menos conteúdo nas Surpresas de Viagem. O jornal trouxe tanta bagagem que até me perco, sem saber por onde embarcar. E nada melhor do que encontrar Robério Canto em “Conto de Natal”, e pegar carona, num precinho bem em conta: “Três por mil! Três por mil! O mais barato do Brasil!”. Devo confessar o prazer de iniciar a viagem ao lado de pessoa tão ilustre, pois, como sempre digo: quando eu crescer quero escrever igual a Robério Canto!

O Natal já passou, alguns dirão, mas, não para mim. Eu procuro trazer acesa a Estrela de Belém no coração e penso até que, pelos conhecimentos que o jornal nos trouxe sobre o significado da Arvore de Natal, deveríamos mantê-la o ano inteiro. Para que guardar na caixa de enfeites um símbolo que, antes de Cristo, já celebrava a fertilidade da natureza e o “nascimento do Deus Sol em dezembro”? Eu amo esses conhecimentos!

O Presépio de Natal é outra magia que deslumbra o nosso poder de vivenciar as tradições que vencem o tempo e as modernidades. Por essa razão, o Arautos do Evangelho conserva a tradição de seu presépio, todo esculpido à mão, com uma encenação desde o nascimento de Jesus até a sua crucificação, como um sinal de fé e esperança. Que bonito!

O Papai Noel dos correios foi um sucesso, pois mais de 208 cartinhas foram adotadas em todo o Brasil, “numa enorme força-tarefa para tirar do papel os sonhos das crianças participantes. Eis aí o amor e a generosidade dos brasileiros. Com 28 anos de atuação, o Bike Noel, em formato diferente por conta da pandemia, não deixou de arrecadar brinquedos, que já foram entregues antes do Natal para evitar aglomerações.

O que não falta é criatividade para os festejos tradicionais de fim de ano, com as facilidades de eventos virtuais. Até a brincadeira de amigo oculto dá para ser realizada. O jornal está lindo e nós seguimos em clima natalino aprendendo a preparar alguns pratos da ceia de Natal. As rabanadas me lembram os natais da minha infância com essência de saudade. As dicas estão apetitosas e o biscoito de gengibre é o melhor indicativo para o “pós-ceia”, com uma deliciosa taça de tiramisù com chocotone. Que provocação, gente!

Em tempos de pandemia, com bandeira vermelha, a grande sensação é a “noite feliz... de pijama”. Já que estamos em quarentena, vestir um estiloso pijama faz parte da consciência responsável no atual momento pandemia. Que tal investir e vestir essa ideia para o réveillon na sala de nossa casa? Atenção, lojistas: poderá ser um bom atrativo vestir as vitrines de pijamas. Garanto que vai cair no gosto e nas compras do pessoal.

A cartilha da Fiocruz é também uma doação de amor pelo bem das pessoas. Um verdadeiro arsenal de comportamentos para cuidar de si e dos outros. Vale também para as reuniões da virada e para o Ano Novo que se descortina. Aliás, que seja o comportamento nosso de cada dia. A tendência é para que nos tornemos pessoas “mais limpas”, eu creio. Quem, antes da pandemia, passava álcool em todos os itens das compras de mercado? Quem, em sã paciência, lavava legumes, verduras e frutas com água e sabão, antes de armazená-los na geladeira? Se você já fazia isso, parabéns!

Em “Sociais”, parabéns para nossa Estrela Dalva, aniversariante do dia 25. Outro aniversariante, mas do dia 23, é Hugo Moreira, o “vovô de Huguinho”, que já está se tornando tradição na família do colega Fernando Moreira, ou seja, as festinhas com Tod, o cachorro de Huguinho. A alegria da criança é uma glória e a cara do Tod é sem igual.

É assim que A VOZ DA SERRA faz história na vida das pessoas, como no caso do senhor Jorge Nery de Sá. Ele visitou a redação do jornal para mostrar a edição de 31 de dezembro de 1970, onde fora publicada a nota social de seu casamento e, assim, homenageou a esposa Mary June, pelas Bodas de Ouro. Além de conservar o enlace matrimonial por cinco décadas, o casal também guardou o jornal como se guarda uma joia. Isso é lindo, emociona e faz história na história dos 75 anos de A VOZ DA SERRA!

 Aos nossos leitores, votos de um Ano Novo repleto de luz e confiança em dias melhores.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.