Esqueça a sunga e o biquíni e invista mais em novos modelitos de sombrinhas e guarda-chuvas. A menos de um mês do início do verão, que começa em 21 de dezembro às 7h02, a previsão do Instituto Climatempo é que a estação mais quente do ano será bem chuvosa. O motivo é a influência do fenômeno meteorológico La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico, responsável pelas chuvas volumosas deste novembro.
As chuvas que dominaram em novembro devem persistir até o fim do mês, segundo as previsões do Climatempo. Os meteorologistas preveem sol pleno no domingo, 29, mas será por pouco tempo: dezembro já começa com tempo novamente instável.
A tendência, no entanto, é de enfraquecimento do La Niña na segunda quinzena de dezembro. Ainda assim, a presença do La Niña, mesmo enfraquecido, deve facilitar a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o verão - o famoso canal de umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste. A ZCAS é, segundo os meteorologistas, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva abundante durante o verão no Brasil.
Deixe o seu comentário