No dia 6 de abril, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a formatura de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, em caráter emergencial enquanto durar a situação de emergência na saúde pública.
Para antecipar a colação de grau, os alunos precisavam ter cumprido 75% de carga horária para o internato médico ou estágio supervisionado. Em todas as regiões do país, mais de mil estudantes de Medicina em fase final de curso obtiveram seus diplomas. E partiram para o front. O movimento, que atingiu 154 faculdades e 6,5 mil alunos resultou na graduação antecipada pelo MEC.
No enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da saúde, de todas as faixas etárias, são colocados, diariamente, à prova, e levados à exaustão. Uma categoria, em especial, a dos médicos residentes, se viram diante do maior desafio mundial da saúde, do dia para a noite.
Como estão esses jovens? Quais são as suas dores, desafios, medos? Que lições tiram disso tudo? Nesta edição falamos um pouco de cada um desses tópicos. E entre outros depoimentos, adiantamos trechos de dois profissionais friburguenses:
“No rodízio de clínica médica, no 5º ano, fiquei responsável por dois pacientes graves. O envolvimento foi tanto, que quando um deles faleceu, incrédulo, fui ao necrotério me certificar de que minha paciente (naquela altura, amiga) havia mesmo me deixado. O segundo saiu do hospital curado e nos falamos até hoje. Ali percebi que a ‘síndrome de Deus’ era descabida: vida e morte são partes de uma mesma jornada”, contou Lucas Concy.
Para a jovem Victoria Carestiato, iniciar a carreira profissional durante a pandemia está sendo desafiador. “É um aprendizado muito valioso. Trouxe à tona o quanto o sofrimento humano ainda nos é desconhecido e se essa minha nova vivência pudesse ser descrita em uma única palavra, eu diria: moderação”, ressaltou.
Neste domingo, 18, o Brasil tem milhões de motivos para comemorar o Dia do Médico, e, principalmente, agradecer. E nós, a equipe do jornal, também. Se cuidem, cuidem uns dos outros, e bom fim de semana!
Deixe o seu comentário