E então entramos no último mês do inverno de 2020, este ano esquisito que não teve verão, mal teve frio e ainda nos trouxe uma pandemia de coronavírus... A primavera no Hemisfério Sul começa oficialmente em 22 de setembro. O frio ainda poderá surpreender nas últimas semanas desta estação, com o avanço de novas massas de ar polar. Nenhuma, porém, deve ter força suficiente para conseguir atingir o Brasil com a mesma magnitude desta última grande onda de frio que passou pelo país entre 19 e 23 de agosto. A tendência agora é que o ar frio intenso atue apenas sobre o extremo Sul do Brasil.
Para Nova Friburgo, o Climatempo prevê elevação gradual das temperaturas nos próximos dias. As máximas devem chegar a 28 graus na próxima segunda-feira, 31. O sol deve predominar entre períodos de nuvens, sem chances de chuva. As mínimas também deve subir bastante, para 15 graus. O bom tempo deve permanecer para além do feriadão de Independência.
Como noticiou A VOZ DA SERRA em 19 de junho, um dia antes do início oficial do inverno, a estação mais charmosa do ano em cidades serranas como Friburgo teria ondas de frio tardias.
O Somar, serviço de meteorologia da Marinha, alertou na época que a tendência seria de termos apenas duas ondas de frio fortes, entre julho e agosto. O grande espaçamento entre os eventos deixaria a temperatura mais elevada que o normal. Havia também uma expectativa de frio intenso no início de setembro, já próximo da primavera.
No ano passado, o frio também demorou a chegar. Junho de 2019 foi mais quente que o normal em boa parte do Brasil.
Já este ano, uma onda de frio deu as caras em abril, mas logo se escondeu. Já em junho, apesar do início do mês com temperaturas bem baixas, a média da primeira quinzena ficou acima do normal.
Deixe o seu comentário