A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na tarde desta quarta-feira, 17, que ampliou o número de leitos exclusivos no Hospital Municipal Raul Sertã para tratamento de pacientes que contraíram o coronavírus e necessitam de internação. A informação já havia sido antecipada pelo prefeito Renato Bravo e uma de suas “lives” (transmissões por redes sociais) que tem feito através das redes sociais.
A partir de agora, segundo a prefeitura, o Raul Sertã passa a contar com 20 leitos de UTI, além de outros sete que estão prontos para uso, mas em “stand-by”, para caso haja necessidade. O número de leitos de enfermaria passou para 18, sendo que oito destes possuem respiradores. Ao todo, a unidade hospitalar conta agora com 38 leitos destinados exclusivamente ao tratamento de Covid-19. Até então, eram 22 leitos, sendo dez de enfermaria e 12 de CTI – dois destes de pediatria, que foram remanejados, mas caso haja a necessidade serão reativados.
“Esses leitos servem como uma unidade semi-intensiva para que pessoas que não tenham necessidade real de estarem na UTI possam usar respiradores na enfermaria”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, que completou: “Ainda temos no espaço ao lado da nova UTI para mais 20 leitos de enfermaria também em ‘stand-by’, prontos para serem utilizados caso haja necessidade”, finalizou.
À noite, a prefeitura divulgou a seguinte tabela:
“Não temos medido esforços para que os impactos do coronavírus sejam minimizados em nosso município. E a ampliação dos leitos, neste momento, representa uma espécie de acalanto a todos nós, que nos preocupamos com o avanço da doença. Ainda assim, é fundamental que continuemos a seguir, rigorosamente, as orientações de prevenção do Ministério da Saúde. Vencer este desafio é uma luta de todos nós”, enfatizou o prefeito Renato Bravo.
Além da ampliação do número de leitos de UTI e enfermaria destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, a Prefeitura de Nova Friburgo ainda conta com pelo menos duas outras possibilidades caso a doença avance no município. São elas:
Hospital de Campanha – De responsabilidade do Governo do Estado, o Hospital de Campanha que está sendo montado num espaço anexo ao ginásio Frederico Sichel, no Prado, no distrito de Conselheiro Paulino, é uma das ‘saídas’ para a prefeitura caso haja necessidade. No entanto, a abertura do espaço virou uma verdadeira novela e o prazo de entrega já foi adiado cinco vezes. Na última delas, o governo estadual disse apenas que a inauguração seria “em breve”, sem dar mais detalhes. A proposta inicial era de que o Hospital de Campanha tenha capacidade para até 100 leitos, beneficiando pacientes de Nova Friburgo e dos municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense que possam contrair coronavírus e necessitem de internação.
Aluguel de leitos da rede privada – Outra possibilidade para o governo municipal caso os leitos destinados no Hospital Municipal Raul Sertã sejam insuficientes para o enfrentamento à Covid-19, é o aluguel de leitos de UTI dos hospitais particulares do município. A regulamentação da medida foi publicada no Diário Oficial eletrônico de Nova Friburgo no último dia 9. O decreto também garante as unidades particulares o pagamento de indenização com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida valerá enquanto durarem os efeitos do estado de calamidade pública em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário