Nova logomarca traduz 75 anos de Voz em Nova Friburgo

Forma geométrica simboliza a busca de modernidade de uma história para além de concreta
terça-feira, 07 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A nova logomarca
A nova logomarca

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas é possível que não tenham levado em conta como seria representar, em um único selo, os 75 anos de história do jornal que sempre relatou com maestria os acontecimentos de Nova Friburgo. De 7 de abril de 1945 até hoje, A VOZ DA SERRA já passou de semanal a diário, teve grandes nomes a sua frente, apresentou e evoluiu sua versão digital, noticiou grandes conquistas e momentos de superação, abriu as portas para novos jornalistas, ganhou leitores fieis e manteve vivo o jornalismo impresso friburguense com muita competência.

Ao longo de sete décadas e meia, ajudou a escrever a história da nossa cidade e se tornou uma fonte viva de pesquisa e memória. De geração em geração, foi possível acompanhar um conteúdo jornalístico de interesse público de alta qualidade e com credibilidade. Diante desse cenário, criar a logo comemorativa de 75 anos foi não só um trabalho complexo, como cheio de emoções. A DTO Publicidade, responsável pelo projeto, buscou inspiração na caminhada de sucesso do próprio jornal. Segundo Felipe Sanches, CEO da agência, A VOZ DA SERRA éum dos três jornais mais antigos do país e representa Nova Friburgo. Sua história é extremamente importante e está diretamente ligada à história do povo friburguense, por ser um veículo que abre espaço para divulgar fatos e informar a população”, observa.

Diogo Rocha, gestor de projetos da DTO, explica que o processo de criação da arte demandou diversas etapas: “Reunimos nossa equipe para um brainstorming, mergulhamos em pesquisas e nos debruçamos sobre a importância desse marco”, disse ele destacando ser essencial que uma imagem esteja 100% alinhada aos princípios e propósitos de uma empresa. E, para que isso aconteça, são necessários mecanismos gráficos e artísticos que externalizem todos os aspectos de forma visual. “Construímos o conceito de acordo com pilares que consideramos fundamentais na trajetória do jornal até aqui: proximidade, interação, segurança e modernidade”, acrescentou.

Os dois números foram estrategicamente posicionados de forma a se encontrarem em um ponto, demonstrando o relacionamento criado ao longo dos 75 anos entre a marca e os leitores. A parceria entre o jornal e o povo de Nova Friburgo é a confirmação de que existe uma comunicação bem sucedida entre os interlocutores. O gradiente e as diferentes alturas dos numerais dão movimento e agilidade ao design, caminhando ao encontro da constante dinâmica do jornal, que sempre buscou se superar em todos os momentos, acompanhando mudanças nos mais diversos campos.

O elemento geométrico traz à tona a solidez de um meio de comunicação consistente em seus ideais. O quadrado foi inserido para inspirar a mesma segurança e estabilidade presentes no AVS. Além disso, aplicar uma forma ao fundo garantiu força e noção de ordem à imagem. Já a escolha do azul – tradicionalmente utilizada pelo jornal, fortalece a ideia de confiança trabalhada junto à figura geométrica, reafirmando o compromisso com a verdade e a ética. Por fim, todos os elementos se ligam de forma moderna e sofisticada, integrando preceitos tradicionais à contemporaneidade; unindo passado, presente e futuro em um só lugar.

De acordo com Felipe Grion, gestor geral da DTO Publicidade, “o resultado final ficou forte, consistente e legível, à altura dessa grande história. Além disso, o selo está harmônico à logo do jornal, com a mesma paleta de cores, e adaptável tecnicamente às inúmeras plataformas de uso”. Segundo ele, tudo foi pensado e testado para que fique bem aplicado e com legibilidade em qualquer lugar, desde brindes até o topo do site.

Seja com uma imagem, seja com mil palavras, a mensagem a ser passada a diante de 75 anos é de um veículo de comunicação que sempre buscou coerência e estilo único na defesa dos ideais friburguenses. Uma história que começou com poucas mãos e se transformou em uma empresa jornalística respeitada e em sintonia com os avanços tecnológicos mundiais.

 

LEIA MAIS

Equipe e direção agradecem as manifestações de carinho

Relembre as memórias do professor Fernando Ventura, com quase 90 de idade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 75 anos