As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até 20 de março. O cadastro deve ser feito pelas unidades de ensino no site www.obmep.org.br. Na última edição, estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) conquistaram 48 medalhas, sendo quatro de ouro, nove de prata e 35 de bronze.
As provas da 1ª fase serão realizadas no dia 26 de maio. Já a 2ª fase acontecerá em 26 de setembro. As provas serão distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e nível 3 (qualquer ano do Ensino Médio). Os aprovados para a 2ª etapa serão conhecidos em 9 de julho. A divulgação dos premiados será em 8 de dezembro.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Friburgo tem histórico vencedor
Em novembro passado, Nova Friburgo sediou a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). O estudante friburguense Pedro Lengruber Lack, de 15 anos, conquistou a medalha de ouro na competição, que envolveu a participação de jovens estudantes de até 18 anos, selecionados para representarem, junto a seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O aluno do Educandário Miosótis fez 39 pontos e ficou com a medalha de ouro.
Deixe o seu comentário