Ele é o personagem mais icônico da escola Alunos do Samba e não estamos falando do Zé Carioca, símbolo da agremiação do distrito de Conselheiro Paulino. Ernesto Carvalho, há quase 45 anos dedicando seu trabalho, paixão e emoção à Alunão é apontado por todos como a figura mais carismática. Único escultor de isopor de Friburgo, Ernesto sente-se alegre ao representar uma das escolas mais tradicionais do município e mostra-se animado com este carnaval. “O barracão está a todo vapor. Esse ano as pessoas estão mais animadas e vamos buscar o título, até porque nós estamos merecendo já há alguns anos”, acredita.
Com orgulho, o escultor conta que sua primeira obra como profissional foi realizada em 1980 e lamenta a ausência de investimentos e interesse na arte. “Lá no Rio existem muitas oficinas e a criançada aprende esse ofício. Eu tenho certeza que se tiver o incentivo aqui em Friburgo outras pessoas vão querer dar continuidade a esse trabalho. Eu comecei a trabalhar com escultura de isopor por acaso. Em 1980, a escola precisava de um cavalo alado e não tinha, então eu fiz. Outras escolas são obrigadas a trazer as esculturas do Rio, nós não. Um exemplo claro: o símbolo da nossa escola é o Zé Carioca e não tem uma escultura dessa lá, então eu tive que fazer”, contou.
“Estou aqui na Alunão há 44 anos, vi a escola ganhar quatro vezes, a última em 1996. Além da Alunos do Samba, participei e desfilei por quase todas as escolas de samba friburguenses e também na Viradouro e Unidos da Tijuca”, lembrou o escultor.
Deixe o seu comentário