Uma publicação no Diário Oficial eletrônico de Nova Friburgo do último dia 16 encheu os moradores do bairro São Jorge, no distrito de Conselheiro Paulino, de esperança. Isso porque, eles aguardam a conclusão das obras de construção do Centro de Educação Integrada de Nova Friburgo (Ceinf) do bairro há pelo menos sete anos. A obra está parada há mais de quatro anos, mas a expectativa é de que seja retomada em breve pela prefeitura.
Na mesmo dia 16, foi publicado um aviso de tomada de preços para a contratação de uma empresa que vai realizar a obra de conclusão da unidade de ensino, no próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 10h30. A estimativa de preço para a empreitada é de R$ 1.493.718,81.
A obra encontra-se em estágio avançado de construção, com o prédio já erguido. Ao todo, serão quatro pavimentos (térreo e mais três andares). No entanto, o espaço ainda necessita de acabamento final, como a instalação de pisos, azulejos, rede elétrica, hidráulica e pintura.
Apesar de ter sido construído um muro no entorno da escola, o espaço está totalmente vulnerável e qualquer pessoa pode acessá-lo. No interior do prédio encontramos sinais de que o local tem sido frequentado, como preservativos jogados no chão, paredes pichadas e embalagens de alimentos descartados. Um grupo de crianças também jogava bola na quadra poliesportiva construída ao lado da escola.
Prefeitura não dá detalhes
Em busca de mais informações sobre a retomada e conclusão do tão sonhado Ceinf São Jorge, A VOZ DA SERRA enviou uma série de perguntas à Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Comunicação Social (Secom), questionando o que ainda resta ser feito para finalizar a obra da escola, em quanto tempo isso deverá ser feito após a contratação da empresa e qual será a capacidade da unidade escolar (número de alunos e séries disponíveis).
No entanto, o Governo Municipal se limitou a dizer, em nota, que “no edital estão todas as informações sobre os serviços de obras que serão realizados. Estamos fazendo o levantamento da demanda local, para definição de séries e segmentos”.
Novela se arrasta desde 2009
A construção do Ceinf São Jorge vem desde 2009, quando o então prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto desapropriou o terreno de 2.629,30 metros quadrados para erguer a unidade escolar. O projeto inicial da escola previa a integração desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental. O prédio, construído sobre pilotis, também previa, além das salas de aula, espaço para a direção, sala de professores, berçários, banheiros, cozinha, refeitório, áreas de recreação com parquinho, oficinas e consultório médico, áreas de repouso e vestiário, além de uma quadra poliesportiva.
Bairro Varginha próximo de ganhar nova escola
Outro bairro que aguardava há anos a construção de uma nova escola é Varginha. Com a interdição da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, em agosto de 2015, devido às péssimas condições de conservação do espaço, os moradores do bairro enfrentaram quase cinco anos difíceis devido ao problema. Com a impossibilidade de utilizar o antigo prédio, em junho de 2016 os alunos foram transferidos para o antigo Colégio Cêfel, no Paissandu. Ônibus disponibilizados pela prefeitura faziam o transporte das crianças diariamente, o que preocupava os pais, devido a distância.
Em um vídeo publicado no último dia 8 em sua página oficial no Facebook, o prefeito Renato Bravo deu aos moradores de Varginha a esperança de que as crianças voltarão a estudar no bairro no ano letivo de 2020. E dessa vez numa escola nova. “Estamos fazendo os últimos ajustes para entregarmos a Escola JK aos moradores de Varginha. É um sonho realizado. Estamos muito felizes porque ficou uma obra bonita, ampla, de qualidade, bem feita. Vamos entregar a escola em fevereiro, gerando grandes benefícios para a população e, sobretudo, para as crianças de Varginha”, declarou o prefeito Renato Bravo no vídeo.
A VOZ DA SERRA novamente entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secom, a fim de obter mais detalhes sobre a nova Escola Municipal Juscelino Kubitschek, que foi erguida na Rua Joaquim Moreira Neto, no bairro Varginha. No entanto, ainda não há uma data definida para a inauguração do espaço, que irá abrigar cerca de 350 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Deixe o seu comentário