A VOZ DA SERRA tem sempre um clima de esperança para todos nós!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 06 de julho de 2021

Quem diz que o inverno só é bom para ficar em casa, debaixo das cobertas, assistindo filmes, está redondamente enganado. O Caderno Z do último fim de semana nos trouxe um excelente panorama de como “sair do cobertor”. Em Nova Friburgo, o tempo frio é uma oportunidade para aquecer as turbinas, pois, as opções de esporte e lazer são super atraentes. A começar pelas montanhas que oferecem trilhas e mirantes para boas aventuras. Contudo, é bom sempre seguir as dicas da reportagem: “Se você está a fim de fazer curtas ou longas caminhadas, ou mesmo tentar escaladas, convém se cercar de pessoas com experiência e/ou guias”. Todo cuidado é garantia de sucesso.

Em nossa cidade estão concentradas 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural reconhecidas pelo Inea, o Instituto Estadual do Ambiente. São ‘paraísos naturais’ em propriedades privadas com permissão para atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa cientifica. Tal reconhecimento de reserva “é para sempre e acompanha a vida da propriedade”. Em âmbito estadual, o Rio de Janeiro, com seus 92 municípios, oferece um vasto atrativo, tanto para a prática de esportes como para bons passeios. Entre os ecossistemas estão “a floresta tropical úmida, manguezais, campos de altitude e um grande conjunto de formações florestais”. Há riqueza natural em abundância na fauna e flora e uma vida animal de intensa diversidade. O inverno tem ainda a vantagem de oferecer todos esses atrativos com tempo firme, ideal para as andanças a céu aberto.

E falando em céu, Wanderson Nogueira destacou os céus de inverno, numa verdadeira declaração de amor para Nova Friburgo: “E você sempre surpreende a cada anoitecer e você sempre se supera a cada amanhecer. No inverno e nas outras estações, porque, de todos os céus de todas as estações, o seu é o mais bonito...”. Que lindo!

Em “Há 50 Anos”, um final feliz para o funcionamento das padarias às segundas-feiras. A causa era justa, mas o povo sofreria um baque sem um pãozinho fresco para começar a semana. Agora em pleno 2021, quando a pandemia continua nos afetando, na marca de mais de 680 mortes por Covid-19, as padarias estão aí dando conta do pão nosso de cada dia. Em “Sociais”, duas queridas festejam idade nova: Adinéia Cordeiro na última sexta, 2, que está esplendorosa na foto ao lado do marido, o nosso amigo Roosevelt Cordeiro. A outra querida é a Cora Ventura Spinelli, pessoa linda, que festejará a nova idade na próxima sexta, 9. Parabéns, queridas!

O inverno chegou congelando as temperaturas e dói saber que em nossa cidade há 38 pessoas dormindo ao relento, pois, se dentro de casa, em meio aos cobertores, a gente não dá conta da friagem, já pensou ao relento? Quem poderá dar solução para o problema que, inclusive, não é de hoje? Há muitas campanhas em andamento e a solidariedade tem sido intensa. Mesmo assim, a demanda de ajuda é grande. 

Adriana Oliveira entrevistou o novo comandante do 11º BPM (Batalhão Tiradentes), o tenente-coronel Flávio Henrique Pires, que assumiu o cargo em 23 de março. Com 28 anos de experiência em vários batalhões do Estado do Rio de Janeiro e um currículo de atuação apreciável, nosso novo comandante seja bem-vindo e que nós possamos, como é o seu desejo, juntos, “melhorar cada vez mais a segurança de Nova Friburgo. Que assim seja pelo bem da comunidade friburguense.

É emocionante a curta existência terrena de Guido Shaffer, o primeiro candidato a santo do Rio de Janeiro. Sua biografia nos foi apresentada por Christiane Coelho, em especial para A VOZ DA SERRA. Guido, carioca, surfista e médico, passava férias aqui na cidade. Falecido em 2009, aos 34 anos, é de sua mãe o trecho de um depoimento sobre seus momentos aqui: “Nova Friburgo dá essa possibilidade dos exercícios inacabados, o silêncio, a contemplação da natureza. Ele fazia jejum das palavras, se era para falar algo, que fosse apenas de Deus”. Que beleza o jejum de Padre Guido! Será que a gente consegue falar apenas sobre o que é relevante? Vamos tentar?

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.