A VOZ DA SERRA faz a gente acreditar no amanhã!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 07 de dezembro de 2021

O Caderno Z do último fim de semana, com o tema “Natal com sabor de Chocolate”, me lembrou uma touquinha com orelhas de coelho, que minha neta ganhou na Páscoa. Pressionando um dispositivo, além de as orelhas se mexerem, sai uma vozinha que diz: “Tudo que é bom tem gosto de chocolate”. A frase sempre me agradou, porque chocolate combina com tudo e o Natal é um prato cheio, tanto nas sobremesas, quanto nos presentes. Quem não adora ganhar nem que seja uma caixa de bombons? Agora com vacinas, talvez possamos arriscar uns abraços e uma reunião familiar mais intensa, sem descuidar dos cuidados. As dicas de decoração no “Z” são íntimas para mim desde a infância. Este ano eu inovei e fiz minha árvore natural com um pequeno arbusto. Ficou linda na minha sala!

As dicas de sobremesa também estão convidativas, pois, “rápidas e fáceis” sobra tempo para a confraternização. Um lembrete importante, sobre o costume de cada um levar um prato, a recomendação é que somente “uma pessoa (que esteja com a saúde em dia) prepare toda a ceia”. A orientação é por conta, apenas, do período pandêmico, pois, se a moda pega, coitada da pessoa escolhida. Vai trabalhar um bocado e para sempre!

“Tudo está no seu lugar, Graças a Deus...” e não devemos esquecer de agradecer a Wanderson Nogueira pelo maravilhoso texto para o “Rei de Nova Friburgo”, Benito Di Paula que, sendo o ‘friburguense coroado”, é rei “por merecimento e conquista. Sem armas ou invasão. Com música e poesia. Sem confabulações ou estratagemas. Com fé e coisas do amor...”. Que lindo, Wanderson! Benito é maravilhoso. Amo demais!

Da doçura do chocolate aos doces encantos de Benito Di Paula, o Caderno Z nos deu um banquete de gostosuras. Às vezes, sair do “Z” e saltar de um tema para outro é um desafio que aceito pelo prazer da viagem. Mas não é difícil saltar do Natal para o Carnaval, não pela rima, mas pelo contexto de importância, mantendo-se as devidas proporções de significados. E a charge de Silvério define o dilema de Papai Noel, entre o tambor e uma pandemia. Contudo, não há de ser o Bom Velhinho a dar o veredito.

A variante Ômicron é uma ameaça preocupante. Os presidentes das escolas de samba se manifestam na balança dos anseios para que haja a festa dos desfiles, mas a questão continua: ter ou não ter carnaval? Por medida de precaução, muitas cidades já cancelaram os festejos de Momo. Defender a tese de que é possível, mantendo os protocolos de segurança, é uma atitude duvidosa, pois, como evitar aglomeração e fazer distanciamento numa festa onde é tudo junto e misturado? Usar máscara sempre foi um acessório carnavalesco, porém, nunca no sentido de proteção sanitária. A essência carnavalesca é a liberdade das brincadeiras e como limitar? Aguardemos!

A economia, felizmente, está se recuperando e no Estado do Rio foram registradas a geração de, pelo menos, 5.699 novas empresas. O governador Cláudio Castro está otimista e confere o sucesso, em grande parte, ao processo de desburocratização no sistema de registro da Jucerja. O tempo médio atualmente para a abertura de uma empresa é de “apenas 40 minutos”. Outro setor otimista é o enoturismo e a vinícola Terras Frias, em Campo do Coelho, pretende abrir suas portas à visitação antes de março.

São muitos brindes a se fazer, pois, em “Sociais”, vivas para o aniversariante do último dia 3, o dr. Dirceu Badini, muito estimado. Joel de Sá Martins, como sempre, festeja seu grande ídolo, o saudoso cantor “Teixeirinha”. Dona Gelça Graciano Emerick festejando seus 100 anos de idade, nesta segunda, 6. Vivas para ela, com muito carinho. Vivas também para a toda a sua família, cheia de pessoas queridas.

A cidade se anima e as luzes do Natal começaram a iluminar os nossos caminhos. O prefeito Johnny Maycon ressaltou, entre outras palavras, na inauguração decorativa: “É muito bom saber que temos empresários preocupados com a cidade e a população, como Braulio Rezende...”. Lembrou também as tristezas das famílias que perderam entes para o coronavírus, mas confiante em dias melhores. Que seja assim, uma luz clareando as esperanças na cidade e em nossos corações, porque “Um Encanto de Natal” é um Natal em todo canto!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.