A VOZ DA SERRA é a voz de Nova Friburgo para o mundo!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 09 de novembro de 2021

O Caderno Z do último fim de semana me trouxe lembrança de papai que, sem ser um arquiteto, adorava observar as cidades em suas peculiaridades. A formação do povo, a distribuição das ruas, as facilidades de transporte, coisa alguma escapava ao seu olhar atento. A arquiteta e urbanista, Núbia Gremion, conversou com Ana Borges e, em seus depoimentos, com sua vasta abrangência profissional, explicou: “Arquitetura e urbanismo são atos que preveem o que acontecerá  em cinco, dez, 50 anos. ´Entender um povo e uma época é unir diferentes necessidades e desejos a um senso estético em consonância com a cultura a qual se responde”. No seu entender, “são formas muito poéticas de se educar e estruturar nações”.

 Acompanhando seus depoimentos, aprendemos que arquitetar e urbanizar lugares é muito mais do que pensar o presente ou corrigir o passado. É um ato de amor e de muita sensibilidade para edificar um futuro sustentável. Coisa alguma deve ser pensada apenas para o momento presente. Uma cidade bem planejada oferece qualidade de vida adequada e torna-se aprazível no seu cotidiano. Palmas, a capital de Tocantins, merece mesmo muitas palmas pelo seu traçado “em quadrículas para otimizar as funções da cidade” e está concebida para “abrigar até um milhão de pessoas”. O Brasil tem outras cidades bem planejadas, mas, com “praias” de água doce e bem longe do mar, palmas para Palmas!

 Elogiável a foto de Henrique Pinheiro com um panorama das avenidas margeando o Rio Bengalas. Nossa cidade também é linda, embora clame por muitas melhorais. Como destacou Wanderson Nogueira, “não é um parque dentro de uma cidade, é uma cidade dentro de um parque...”. O Caderno Z, festejando o Dia Mundial do Urbanismo, 8 de novembro, edifica mais uma edição exemplar na arquitetura dos conhecimentos. Sorte nossa termos em A VOZ DA SERRA uma equipe que se doa na busca de temas para enriquecermos nossas leituras de fim de semana. Bom demais!

O Novembro Azul é um toque na prevenção do câncer de próstata e, em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar ações especiais  de prevenção ao diabetes, incorporando o movimento “Novembro Diabetes Azul”. A escolha do mês de novembro abraça as celebrações do dia 14, Dia Mundial do Diabetes”. Na charge de Silvério, o Cão Sentado, sempre de máscara, se vestiu de azul, alertando para os cuidados.

Pode parecer incrível que nestes tempos de penúria financeira, alguém possa abandonar veículos nas ruas. Entretanto, tanto é possível, que já foi sancionada, pelo prefeito Johnny Maycon, uma lei que regula a remoção de veículos que apresentem sinais de abandono. Os donos, que não cuidam de seus pertences, que se cuidem! Falando em veículos, incrível também é a necessidade de instalação de três quebra-molas na Vila Maestro José Paulo Silva – uma pequena travessa bem em frente ao Extra. O que espanta não é a obra em si, mas a razão de sua urgência estabelecida pela imprudência dos condutores que circulam em “velocidade desproporcional”. Educação zero!

Que seja bem-vinda a futura Biblioteca Internacional Machado de Assis! Na belíssima foto de Henrique Pinheiro, os portões já estão abertos para a passagem dos sonhos e expectativas da “arquitetura futurista”, no projeto ousado para a Praça do Suspiro. Como destaca o secretário da Casa Civil, Pierre Moraes – “De toda crise surgem oportunidades, e Nova Friburgo precisa renascer a partir de tudo que viveu...”. Vamos torcer!

O projeto “Arp de Portas Abertas” em sua segunda edição segue encantando e abrindo mais oportunidades para conhecimentos, aprendizados e muito lazer. Marcando o primeiro fim de semana de novembro, o projeto dispõe de oficinas, palestras, shows, muita música e entretenimento para todas as idades. E tudo, a céu aberto, na beleza do local. Conhecer a nova utilização do espaço com mais de 100 empresas instaladas, podendo respirar a energia boa que flui de seus prédios, das suas ruas, por onde Nova Friburgo começou a se desenvolver e fez história, são também atrativos do projeto. Os corações mais sensíveis se emocionam diante da exuberância do Espaço Arp. É lindo!

 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.