A VOZ DA SERRA é uma embarcação com vistas para o futuro!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

O Caderno Z parece um termômetro emocional e, por isso mesmo, ele sempre traz a dose exata de conforto para os leitores. É inegável que a pandemia do coronavírus nos trouxe um sentimento de tristeza, acompanhado de crises de ansiedade e de insegurança. Não só ficou difícil ver os sorrisos estampados nos rostos pelo uso das máscaras, mas a nossa alma foi afetada e o sorriso interior se congelou bastante. Para amenizar a falta do sorrir, o tema do caderno enfatiza o poder de uma “boa risada”, que “ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, proporciona aumento de energia, reduz a sensação de dor, nos protege contra o estresse, melhora o sistema cardiovascular, respiratório e até digestivo”. E muita gente pode perguntar: mas rir de que com tantos problemas? Entra na resposta a máxima de Ariano Suassuna que enfrentava “a dura e fascinante tarefa de viver” com duas armas: “o riso a cavalo e o galope do sonho”.

A pedagoga e gerontóloga, Beatriz Rimes, que tem na sua especialidade  “melhorar o dia a dia dos idosos”, destaca a importância do bom humor, “mostrando que mesmo com as dificuldades naturais da idade, todos podem buscar a felicidade e independência”. O Projeto Ativa Idade, com a participação de profissionais atentos ao desgaste físico e mental, naturais do decorrer da vida, atua de forma “personalizada” para auxiliar os pacientes no enfrentamento do declínio cognitivo.

Já a ONG Doutores da Alegria atua em clínicas e hospitais, transformando o ambiente “pesado”, por meio do riso. O trabalho da ONG é intenso e reconhecido nacionalmente. Outro projeto - “Contagiando Sorrisos” - surgiu com a pandemia e é um movimento filantrópico que se constitui na confecção de máscaras com sorrisos estampados, passando uma sensação de alegria. Interessados confiram no site do projeto. O riso é um grande remédio!

Como o uso de máscaras será necessário por um longo período, pelo menos até que tenhamos uma vacina altamente confiável, os modelitos risonhos ajudarão na exuberância do seu visual. Em Nova Friburgo, já estamos quase na marca de quatro mil infectados pelo coronavírus, com 161 mortos. A bandeira continua amarela até o próximo dia 20. Ninguém deve abandonar os cuidados, porque a pandemia está aí, firme e forte.

Continuam os debates sobre como a educação foi afetada em 2020 e o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, destaca que não há condições de reprovar os alunos neste ano e que o grande desafio da pasta é “combater a evasão escolar”.  Entretanto, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, informou que a prefeitura ainda não definiu como será o processo de avaliação em Nova Friburgo. Aguardemos!

“Não importa que se pregue abertamente contra a democracia. Os que a combatem não podem, naturalmente, compreender as belezas e os nobres ideais dos democratas...” A frase, entre outras, está em “Há 50 Anos”, às vésperas das eleições de 1970. Ainda na coluna, chamava-se a atenção para o alto “custo de vida”, com uma sugestão: “já que as majorações terão de continuar, por que não ajustar os salários trimestralmente, mensalmente, permanentemente?” – Sonha, que os sonhos não cobram tarifas!

Com as eleições de 2020, no próximo domingo, 15, os candidatos ganharam mais tempo para a promoção de suas campanhas e muitas propostas são excelentes. A VOZ DA SERRA tem nos trazido um show de informações e agora, na reta de chegada, o eleitor já deve ter tirado suas conclusões. Mas, ninguém se assegure de que as escolhas estão fechadas. Há sempre aquele eleitor que, na última hora, muda a ideia e muda o voto.  

Triste é quando um eleito joga por terra toda a confiança que lhe foi depositada, como no caso do governador afastado, Wilson Witzel. O jornal trouxe uma excelente matéria sobre o fato e Witzel, além de ficar com o salário reduzido, terá de se mudar, com a família, do Palácio Laranjeiras. Se ele tem culpa ou não, isso é da competência da Justiça. Mas, cá para nós, morar no Palácio Laranjeiras deve ser uma experiência inusitada e, se é difícil chegar lá, sair, então, deve ser dureza! Feliz voto para todos nós!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.