Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é um presente no dia a dia!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Na plataforma de embarque, um brinde ao Caderno Z que nos proporcionou os mais incríveis temas durante este confuso 2021, um ano, literalmente, ímpar. Embarcar com Ana Borges nos apresentando um parecer de Bill Gates sobre a pandemia é algo inusitado e bem-vindo. Bill, com a inteligência que possui, não trataria o assunto com leviandade e considera que 2022 possa ser o ano do final das tormentas pandêmicas, mas ressalta que as pessoas devem tomar a vacina e ainda usar máscara. Acredita que “todo mundo estará um pouco mais saudável, um pouco mais normal...” embora ele ainda não saiba o que significará o “ser normal”. Tomara, Bill, que você esteja certo!
Igor Fonseca, instrutor de yoga, destaca a máxima do professor Hermógenes: “Entrega, confia, aceita e agradece”, lembrando que devemos experimentar a “força das boas relações e criarmos os fundamentos de uma vida próspera...” e tudo com “uma atitude de fé ou confiança no mundo...”. Wanderson Nogueira dissertou muito bem sobre a fé: “Ao esperar, não honro a fé. Ao silenciar, não honro a fé. Inerte, também não honro a fé. Fé pede ação, tanto quanto sonhos sem ação, são apenas sonhos”. Que lindo! Com tantos ensinamentos, estamos aptos para planejar o fim de ano, quando juntaremos “todos os signos”, porque cada pessoa tem alguma coisa boa para contribuir com uma bela “ceia emocional”. Eu, libriana, estou “sempre disposta a apaziguar qualquer tipo de situação em casa...”. E quanto a você, o que diz seu signo? Qual é a sua contribuição?
Quando saio do Caderno Z para me embrenhar nas demais matérias, sempre me pairam dúvidas sobre o que comentar primeiro. Como estamos na semana do Natal, a charge de Silvério traduz muito bem que Papai Noel não deu conta de trazer o presente mais esperado pela nossa cidade e região: o Hospital do Câncer. Dez anos de espera para o nascimento de um anseio da população. São anos de expectativas e mais uma frustração pelo ano que se finda sem que o projeto avance. Agora, a previsão de reinício das obras ficou agendada para fevereiro de 2022. Vamos cruzar os dedos!
Um estudo da Firjan aponta a previsão de melhorias nas rodovias RJs 116, 142 e 144, “além de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano”. Boas falas, porque estradas boas e seguras garantem progresso e facilidades. Eu aprendi com meu pai a valorizar o trecho urbano da RJ-116 que corta Nova Friburgo. É lindo que o progresso passe por aqui também. Falando em estradas, para quem for viajar no fim de ano, o jornal trouxe dicas para quem tem plantas. Vale para o dia a dia.
“Desvestir um santo para vestir outro”. Eu ouvia esse ditado em minha casa de infância e jamais pensei que ele pudesse ser aplicado nas demandas orçamentárias de nossa cidade. Pois é o que pegou de mau jeito a classe artística, com a emenda do projeto de lei, “transferindo recursos destinados às subvenções sociais das entidades ligadas à cultura, para aumentar o repasse às agremiações carnavalescas”. O carnaval merece e precisa de investimentos, afinal, é um instrumento cultural de relevância, mas que não sejam retirados de outros setores. Joffre Evandro, secretário municipal de Cultura, Daniela Santi, diretora teatral e Jorge Ayer, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, disseram tudo, em defesa do que é de direito de cada setor.
Mais uma lei criada em Nova Friburgo: “Todos os assentos dos ônibus agora são preferenciais”. Sobram leis para a falta de educação de berço. Nossa cidade está linda, pronta para os festejos natalinos. Tem até chafariz funcionando. Porém, como diz a canção de Caetano, “é preciso estar atento e forte” para não gastar mais do que se pode. Atenção ao seu azeite se não está adulterado. Há uma relação de marcas retiradas das prateleiras dos mercados. Os alimentos e presentes alavancam a inflação do Natal. As despesas com energia devem ser observadas na decoração natalina da casa. Com tantas recomendações, as luzes precisam estar acesas dentro do nosso coração. Esse, sim, é o templo mais bem-vindo para o nascimento de Jesus. Feliz Natal, minha gente querida!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário