Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é o nosso amigo de todos os dias!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Nossa plataforma de embarque, o Caderno Z, fez a mesma pergunta que eu tenho me feito, nos últimos 15 dias: Alguém viu o verão por aí? Até agora eu não o vi passar por aqui e, a bem da verdade, tenho tirado das gavetas roupas que uso apenas no inverno. Pode ser que a gente ainda pegue uns dias de calor em março, mas a previsão é a de que o frio chegue até mais cedo este ano, em decorrência do La Niña, um fenômeno atmosférico complexo. Com tamanha complexidade, vai ser muita sorte se a gente pegar um bronze antes da chegada do outono. O clima alterado, com frio fora de época, não exerce influência só em nosso astral, mas, acima de tudo, acaba prejudicando setores que dependem de bom tempo para cumprirem suas rotinas de trabalho.
O excesso de chuvas prejudica a agricultura. Em Nova Friburgo, há uma estimativa de dez mil agricultores afetados pelo mau tempo. E com isso, os produtos sobem de preço e a situação se complica para todos nós. A Faol, por exemplo, precisou mudar o itinerário de várias linhas de ônibus, por conta das más condições de acesso a trechos de alguns bairros. O comércio é atingido, principalmente, para aqueles que trabalham com roupas e artigos de verão. O turismo despenca com tanta chuva. Hotéis com baixa procura, os restaurantes e bares ficam à mercê da criatividade para atrair seus clientes. Contudo, em Mury, aumentou a procura por pratos típicos de inverno e a clientela pode se deliciar com um saboroso fondue e boas taças de vinho tinto.
Em contrapartida, o Campeonato da Cidade não dá bola para o tempo ruim e segue esquentando as temperaturas com fortes emoções. Na Janela das Andorinhas viu-se de tudo, no domingo, dia 6, com polêmicas, desentendimentos, além dos gols, motivo de alegrias. Porém, o fato “inusitado” aconteceu na partida entre Isero e Córrego D´antas, quando o goleiro Tiago chutou de sua área, marcando um gol na área do adversário, abrindo o placar em favor do Isero. Mesmo assim, o Córrego D´antas reagiu e venceu a partida por 3x2. Com Vinicius Gastin na informação, a gente entra em campo também!
Em “Há 50 Anos” era carnaval em Nova Friburgo e tudo reluzia a conto de fadas, pois, os hotéis estavam lotados, conforme registrado: “a cidade com aquela alacridade oferecida pelos veranistas. O centro urbano e os bairros bem cuidados, bem ornamentados, feericamente iluminados...”. E tudo mostrava que a administração pública estava em toda parte. Talvez, no carnaval de maio deste ano, possamos conseguir os feitos e efeitos das folias de 1972. Vale a pena investir na fantasia!
Enquanto isso, esperamos uma possível chegada do verão. A charge de Silvério é testemunha de que procuramos o astro-rei que, certamente, virá bonito, quente e luminoso como tem sido a sua missão. A ausência do Sol tem sido uma experiencia desagradável para muitos setores, inclusive, para nossas casas, quando as calçadas criam lodos, as roupas custam a secar, as infiltrações preocupam, as goteiras inconvenientes. Assim como nas secas, a chuva é bem-vinda, da mesma forma esperamos pelo Sol, com seu calor, com sua cota de vitamina D, pois, todo mundo sonha com o seu lugar ao sol!
Falando em Sol e boas energias, a coluna “Sociais” está iluminada. Minha professora do ginasial, Wilma Villaça, aniversariante do dia 15, para quem eu mando meus abraços e agradecimentos pelas aulas. Outro festejo de brilho intenso, a comemoração de 61 anos de enlace do casal - Eunice e Luiz Carlos Lobo. Nas Bodas de Cobre, que vida exemplar, quanto amor! Aos queridos, muito mais felicidades!
E mais uma celebração - 14 de fevereiro - Dia da Amizade. A psicóloga Cintia Lima Ramos destaca: “Os amigos são a família que nos permitiram escolher”. Sim, os amigos são essas pessoas que nós amamos pelo prazer de uma boa companhia, que nos inspiram e nos ajudam a crescer. Um amigo vem nas horas certas e nos momentos difíceis são pilares onde apoiamos as nossas incertezas, na certeza de que somos acolhidos, sem julgamentos ou cobranças. Feliz Dia da Amizade todos os dias!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário