Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Salve os 76 anos de A VOZ DA SERRA!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Com as restrições mais rígidas definidas na última semana, o Caderno Z nos deixou com uma pontinha de saudade. Assim, sem a costumeira plataforma de embarque, vamos pegar carona no transporte público da cidade, antes que fiquemos todos a pé com o impasse entre a prefeitura e a direção da Nova Faol. Vamos cruzar os dedos para o entendimento entre as partes, seja o melhor para a comunidade friburguense.
A Semana Santa passou silenciosa, encerrada com a celebração da Páscoa. Em reportagem de Thiago Lima, líderes religiosos nos deixaram mensagens de esperança. Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo de Nova Friburgo, destacou: “Sigamos com alegria pascal, que é duradoura, que ninguém e nada poderá roubar de nós, nem mesmo a dramática situação da pandemia”. O pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana, nos convida a refletir que “a mensagem pascal precisa encantar a vida tão desencantada das pessoas. Fé é encanto. É beleza que nos toca e nos enche de esperança...”. Joseane Gabrig, pastora da Igreja Sara Nossa Terra, nos lembra: O que os discípulos não perceberam era que a dor que estavam enfrentando fazia parte de um plano maior, um plano para resgatar a todos... e quando escolhemos permanecer firmes em meio a dificuldades, escolhemos adorar a Deus...”. A Páscoa é sempre a renovação da vida!
Na charge de Silvério, se o coelhinho da Páscoa se impactou diante da situação caótica do transporte público, ao contrário, no sistema de e-commerce, o coelho trabalhou um bocado, porque muita gente optou por compras eletrônicas. As pesquisas indicam que a demanda dos chocólatras subiu em relação a 2020 e há perspectivas de que o chocolatismo movimente em torno de R$ 829 milhões no comércio fluminense.
Falando em gastos, em “Educação Financeira”, Gabriel Alves disserta sobre repensar o consumo e, de cara, pergunta: “você realmente precisa de tudo o que tem?” De minha parte, aprendi que o necessário me basta e até fiquei mais feliz. Contudo, não é assim de um dia para o outro que se vence o consumismo e Gabriel nos dá excelentes dicas, de onde destaco: “Viver com menos roupa da moda, celular de alta tecnologia, ou carro zero pode acabar trazendo outras oportunidades e você passará a viver com mais investimento em educação, saúde, bem-estar e o que mais considere parte de sua essência”. E ressalta: “menos pode ser mais”.
Um ano de pandemia: a inadimplência e o desemprego cresceram, a contaminação e o número de mortos triplicaram e o coronavírus está cada vez mais ameaçador. Nesta semana estamos sob os impactos da bandeira roxa, indicadora de “alto risco de contágio”. Máscara, álcool em gel e distanciamento social serão ainda, por muito tempo, os nossos aliados. No mais, somente a vacina para, pelo menos, nos dar um alento de segurança.
Paula Farsoun nos traz uma pergunta instigante: “Somos máquinas?”. A bem da verdade, muita gente está se “robotizando” e Paula faz o alerta: “Escrevo com a imagem de um profissional de saúde ao fundo. Esgotado, apático, cabisbaixo. Imagem de corroer mesmo. Não está sendo fácil para eles... (...) enfrentando o vírus cara a cara, enquanto vê imagens de praias lotadas, de aglomerações ilegais, de gente questionando até mesmo o uso de máscaras. Doeu em você? Porque em mim dói de verdade...”. Devemos pensar sobre a robotização, porque o discernimento é a única vantagem humana sobre a máquina.
É tempo de abraçar A VOZ DA SERRA por sua nova idade. Neste 7 de abril, o jornal completa 76 anos de uma trajetória bonita e muito bem fundamentada na credibilidade e na competência de seu trabalho. Acompanhando a modernidade, sem fugir da sua essência, o jornal tornou-se o fiel depositário das demandas de Nova Friburgo. Parabéns, Adriana Ventura que assumiu, corajosamente, a missão de manter e expandir a nossa Voz para o mundo. Equipe de colaboradores, colunistas, demais envolvidos e leitores, a todos, um abraço muito abrangente, porque este sonho é a soma dos sonhos da nossa gente, de Américo e de Laercio... Feliz jornal A VOZ DA SERRA para todos nós!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário