Novembro Azul, bandeira amarela, esperança verde, A VOZ DA SERRA é o arco-íris da informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

“Seja homem, se cuide!” – Este foi o alerta do Caderno Z do último fim de semana e nada tem a ver com o retorno da palavra “maricas” que anda bombando na mídia. O tema diz respeito a um assunto muito sério: “Combater o câncer de próstata...”. A doença parece coisa da modernidade, mas sua presença é datada em torno de 35 mil anos. Com tanto tempo de existência, ainda há homens preconceituosos na relação com os cuidados de prevenção. O “toque retal”, que suscinta até piadas, assusta grande parte da classe masculina, mas o médico urologista Leonardo Teixeira alerta sobre a importância do exame, pois, “a detecção precoce da doença é importantíssima para tratar e salvar a vida do paciente”. Entre outros fatores importantes, “o exame precisa ser feito, na rotina anual do homem”.

A campanha “Novembro Azul” de conscientização tem auxiliado na libertação masculina dos preconceitos, mas ainda há fatores que atrapalham como as questões financeiras e a “falta de disponibilidade nos postos de saúde”. Há casos em que até mesmo no atendimento particular, há dificuldades para a marcação de uma consulta, muitas vezes, marcada para dois meses adiante ou mais. Provavelmente, a conscientização aumentou e trouxe mais procura pelas consultas. Contudo, ninguém se desespere, pois o Caderno Z trouxe relatos de pacientes que estão curados e vivem a vida plenamente. Como citado em um dos depoimentos: “O importante é estar em dia com a saúde”.

Falando em saúde, para quem gosta de umas biritas, é bom ficar atento, pois a fiscalização da Lei Seca voltará a realizar blitzes em Nova Friburgo. Com as atividades suspensas desde o início da pandemia, em março, o retorno da fiscalização se faz necessário e só no feriado de Finados o sistema registrou 33% de “motorista com sinais de alcoolemia”. Algumas medidas de segurança sanitária foram adotadas para que a fiscalização possa ser efetuada sem riscos de contágio do coronavírus. Lembrando que a pandemia continua aumentando os números de infectados em Nova Friburgo.

Em “Há 50 anos”, o assunto não poderia ser outro: “Eleições 1970: Chegou a hora, friburguenses!”. Aquele 15 de novembro, em nada diferente do atual de 2020, pedia: “Com a arma da democracia – o voto – elejamos os que realmente trabalham por Nova Friburgo e pelo seu povo”. E esse, passe o tempo que passar, é o ideal de uma eleição.

Em 1970 o sistema de eleições era ainda por cédulas e a contagem de votos demorava cerca de uns cinco dias, o que demandava o trabalho dos escrutinadores. De lá para cá, muita coisa melhorou, em especial com a urna eletrônica e a definição dos resultados em tempo relâmpago, como tem sido. Contudo, o sistema ainda pretende se modernizar e quem garante mais agilidade é o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Ainda em estudos, o ministro “quer viabilizar votação via telefone celular”. Não se sabe para quando, mas já está no campo das ideias. O futuro é logo ali!

A coluna voltou e um brinde aos destaques em Massimo, pois deu muita saudade! E em “Para Refletir”, a máxima de Molière vem bem a calhar: “A virtude é o primeiro título de nobreza; eu não presto tanta atenção ao nome desta ou daquela pessoa, mas antes aos seus atos”. Molière nasceu em 1622 e viveu até 1673 e as suas ideias continuam atuais e necessárias. A história é isso: as pessoas passam, mas deixam seu rastro de luz.

A política também faz história e deixa rastros nos caminhos de uma cidade. Estamos concluindo uma eleição. A foto de capa no jornal, com a fachada da prefeitura “meramente ilustrativa”, apresentou, em cada janela, a foto de um candidato ao Executivo. “Quem leva?” – A frase trouxe a interrogação do povo. O Cão Sentado, na charge de Silvério, pensa! É o pensamento de todos nós. Hoje já sabemos “quem  levou!”. Ao prefeito eleito, Johnny Maycon, desde já, os votos de muita luz na governança. Os demais, que não se elegerem, não desanimem: juntem suas bagagens de nobres ideais e vamos, todos juntos, trabalhar para a edificação de uma Nova Friburgo cada vez melhor!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.