Do Dia das Bruxas ao halloween de cada dia, A VOZ DA SERRA é mágico!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

quarta-feira, 04 de novembro de 2020

O Caderno Z do último fim de semana acertou no tema para festejar o Halloween em 31 de outubro. A comemoração, prejudicada pela pandemia, não perdeu o seu valor e a leitura do caderno, a meu ver, é uma celebração sustentável e, certamente, caiu no gosto dos adeptos do Dia das Bruxas. Muito além das abóboras, das caveiras e dos agouros do gato preto, os festejos agora pedem uma boa maquiagem artística e Luna Zbinden, especialista no assunto, destaca que para uma “make perfeita” é preciso avaliar quais os tipos de produtos a serem usados, o tipo de pele. Outro fator importante, que faz a diferença, é saber se o evento será durante o dia ou a noite. Luna também ressalta que em Nova Friburgo é possível comprar excelentes produtos e com preços compatíveis aos de lojas virtuais.

Mas será que toda bruxa é malvada? Se formos avaliar pelos filmes e histórias infantis, na maioria das vezes, elas são assustadoras e temidas. Basta lembrar de Branca de Neve e já trememos nas bases. Contudo, as bruxas do bem existem e nada há de impossível para ser uma delas. Vejamos o que diz o “Z”: é preciso “ser detentora de sabedoria e de conhecimento milenar, como o manejo das ervas, a influência da lua e dos astros, as verdades quânticas da existência”.

A princípio, parece muito difícil, mas traduzindo para a nossa vida, uma pessoa que desenvolva o “culto à natureza, o respeito aos ciclos da terra e do corpo humano, a liberdade, o respeito ao bem-estar alheio, está no caminho certo. Sendo esse comportamento uma prática habitual, há de alcançar uma leveza tamanha, que ela passa a ter domínio da própria vida e estando bem consigo, refletirá “magia” ao seu redor. Vamos arriscar nessa bruxaria?

Saindo do “Z”, Ana Borges conversou com Nívea Semprini, a “bruxa friburguense”, que tem muito a nos ensinar. Para quem se empolgou com o meu convite acima para “arriscar na bruxaria”, eu quero me retratar e acrescentar o que diz Nívea sobre o assunto: “não adianta ler mil livros, frequentar mil cursos ou tirar diploma de bruxa, se você não tiver empatia com seu próximo,  vontade de ajudar, seja com a leitura dos oráculos, com as rezas ou receitas de chás e banhos de ervas”. Agora, sim, vamos lá!

A bandeira verde saiu do pódio e voltou a amarela, indicando alguns perigos. Finalmente, a sensatez venceu e, pelo decreto 760, a Prefeitura de Nova Friburgo decidiu prorrogar a suspensão das aulas até 31 de dezembro. Ufa! O bom senso venceu e felicito o Governo Municipal por essa medida. Bares, restaurantes, e lanchonetes, por exemplo,  podem funcionar com até 70% da capacidade máxima de ocupação e distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. Digamos que para quatro integrantes por mesa é preciso, no caso de bar, muito espaço e muita disciplina, para que todos mantenham os protocolos. Ninguém pode beber, comer e usar máscara ao mesmo tempo. Como é que ficam as restrições?

“Ninguém segura a ganância dos exploradores do povo: quilo da carne chega a Cr$ 6”. Pelo valor em cruzeiros antigos, os leitores já viram que isso aconteceu “Há 50 anos”. Não fosse isso, tudo igual em 2020, inclusive com os altos preços do óleo comestível e outros produtos da cesta básica. Falando nisso, há queixas de famílias inscritas no CadÚnico. A prefeitura explica que “há falta de insumos no país”. Nem sei o que comentar, só me lembro de um slogan: “Quem tem fome tem pressa”!

As “Eleições 2020” estão gerando reportagens especiais em A VOZ DA SERRA. Aliás, o jornal tem sido aquele guia imparcial que nos conduz de forma clara, justa e objetiva para que possamos conhecer os candidatos e daí apreciarmos para quem dar o nosso precioso voto. A matéria sobre a arrecadação e gastos dos candidatos a prefeito, exibe um panorama financeiro apreciável, mas, cá pra nós, é muito dinheiro envolvido.

Tomara que tudo saia a contento para satisfação geral do povo e para o bem da nossa cidade, afinal não é outro o objetivo de uma eleição. E Nova Friburgo pode se dar ao luxo de estar em 35º lugar no ranking de qualidade de vida para a longevidade da população.  Nem tudo está perdido. Vamos confiar e aguardar os acontecimentos.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.