AVS: um coração que se renova no exercício da informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 05 de outubro de 2021

Muitas vezes, quando vejo o tema do Caderno Z, logo me vem à lembrança uma canção para me acompanhar durante a viagem. Como a primeira impressão é sempre a que fica, eu fico com Pixinguinha... “Meu coração, não sei por que/ bate feliz quando te vê /e os meus olhos ficam sorrindo...”. E eu já vou desvendando “os segredos que o coração merece”. O tema de abertura “o peso das emoções sobre o coração” ressalta que a depressão e a ansiedade estão no topo das veias de acesso aos problemas cardíacos. Entre as informações da CNN Brasil, reconheço que é difícil sintetizar o mais importante. Contudo, basta uma leitura sobre “os impactos ocultos da Covid-19 em órgãos como o coração” para revermos os critérios de flexibilização. Pior ainda, que já se vê muita gente sem máscara. “A principal porta de entrada do coronavírus no organismo são as vias aéreas”, por intermédio da “tosse ou espirro de alguém contaminado’ que, muitas vezes, na fase de incubação, nem sabe que já contraiu a doença”. Haja Coração, pessoal!

O doutor Alexandre Ferro, cardiologista, destaca que está na hora de as pessoas que deixaram de fazer seus exames, com “medo de pegar Covid-19”, voltarem aos consultórios e clínicas para retomar sua rotina de consultas. “Alimentação saudável, prática de exercícios, não fumar, moderação no uso de bebidas alcoólicas, diminuir o sal e controlar o peso são medidas para manter o coração saudável...”, lembra o doutor Alexandre.  

Wanderson Nogueira andou entre os meandros da afetividade em lembranças, nas dores e saudades de sua mãe, para lançar suas boas palavras em prol dos incentivos para a doações de órgãos no Brasil: “Assim como eu, muitos filhos pedem por um novo coração para seus pais. Muitos pais pedem novo coração para seus filhos. Milhares de brasileiros pedem um novo coração na imensa fila da doação de órgãos”. Que forte!

Deixando o “Z”, coisa bonita de se apreciar é uma tabela de campeonato, pois tudo é encadeado de forma a ter começo meio e fim. Vinícius Gastin nos coloca sempre por dentro dos esportes e os nossos times locais, com suas simpáticas denominações, fazem a bola rolar, redondinha, pelos campos da cidade. Mas, não só de bola em campo se destaca o nosso esporte, pois o botonista Marcus Vinícius, do Friburguense, é figura notável na Taça Brasil 2021 de Futmesa, em São Paulo.

Falando em esportes, quem gosta de caminhar na antiga linha do trem, entre o Bairro Ypu e Mury, está sofrendo com os buracos e a falta de cuidados no trajeto. Percurso lindo, porém, bastante abandonado.

A Prefeitura de Nova Friburgo e a Nova Faol firmaram contrato de um ano, garantido assim uma estabilidade no serviço de transporte coletivo urbano. Entre muitos entendimentos, o preço da passagem permanece no valor de R$ 4,20. Beleza! Outra boa notícia: “Com o avanço da vacinação, cai número de infectados e de mortes por Covid-19”. Entretanto, o uso de máscara, distanciamento e a higiene das mãos continuam.

A Unimed Nova Friburgo mudou de nome, passando a se chamar Unimed Serrana RJ. “Presente em 16 municípios, com mais de 300 médicos cooperados, mais de 160 prestadores, entre clínicas, laboratórios e hospitais, atendendo mais de 60 mil vidas”, é mesmo digna de louvores e de muito orgulho para a Região Serrana!

Tivemos neste sábado, 2, a primeira edição do projeto “Arp de Portas Abertas” para “um dia de muitas descobertas”. O evento será sempre realizado no primeiro sábado do mês com um dia de arte, moda, gastronomia, danças, apresentações musicais, oficinas, palestras e muito mais. O local, por si só, é um cartão postal de Nova Friburgo e nos remete ao passado histórico do desenvolvimento industrial e a organização do trabalho na vida operária. Quantos e quantos trabalhadores edificaram suas vidas também na Fábrica de Rendas! Andar pelas ruas do Espaço Arp é um exercício de reverência, em especial, aos imigrantes alemães que acreditaram em sonhos. Como eu digo numa trova: “Vieram pais, filhos e mães, / plantando a prosperidade.../ E a força dos alemães, / ergueu a nossa cidade!”. Parabéns aos organizadores do evento! O sucesso é garantido!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.