AVS nos prepara para os entendimentos das buscas inquietantes

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Fevereiro chega com ares de verão! O Caderno Z vem com força total e antes que eu visse a edição, alguém me telefonou: “Elisabeth! Você já viu o “Z”?  É certo que a pergunta me fez correr ao portão e... nada de espanto, pois o tema está em nosso dia a dia – “Sexo – A busca pelo prazer”. Na antiguidade, para as mulheres, a prática sexual era mais um dever para a satisfação do homem. Ana Borges definiu bem que hoje “a mulher está mais forte e empoderada”. Por isso mesmo, ainda que lute para “viver plenamente a sua sexualidade”, as conquistas íntimas ganharam muito da atenção feminina.

A psicanalista Magdalena Salamanca trata o assunto com tanta leveza que chega  a expressar que se o cérebro pudesse ser fotografado no momento de um orgasmo seria a foto como se fosse  “uma supernova – aquelas explosões muitíssimo brilhantes de algumas estrelas...”. A astronômica comparação encontra ênfase nas especialidades do médico ginecologista friburguense Márcio Lamblet que cuida também da “harmonização vaginal por meio de procedimentos em regeneração funcional e estética íntima”. Tudo isso para que a mulher possa expandir sua capacidade de prazer sexual. A prática de yoga, como ressalta o instrutor Igor Fonseca, surge com um grande potencial para o bem-estar, pois “o corpo feminino precisa de paz”. E já que o sexo “começa e termina na cabeça” é importante que a expressão corporal envie ao cérebro os melhores estímulos. Igor finaliza filosofando que “a força da mulher está na sua fragilidade!  

Saímos do “Z” com mais aprendizados e livres para dialogar com o nosso eu que nos capacita ao discernimento, pois, como alerta Wanderson Nogueira, “é preciso consciência de que viver sob o júri não nos faz crescer...”. O crescimento pessoal é uma conquista dos tempos, da mente aberta, pronta para os desafios nas buscas inquietantes.

Para aproveitar o verão que tal um passeio pelo Parque Municipal Juarez Frotté? A natureza local é de deixar qualquer visitante em estado de graça. Além das belezas naturais com mirantes, trilhas e cachoeiras, é desenvolvido no parque o projeto “Viveiro Educandário”, iniciativa da confecção Ecomodas, que se baseia no reaproveitamento de cones de linhas de costura para o cultivo de árvores nativas da Mata Atlântica.

 Vinicius Gastin dá olé nas letras para compor textos agradáveis. Não é sem razão, pois os temas são de interesse da comunidade. Para o querido Luiz Fernando Bachini, eleito para o sétimo mandato consecutivo à frente do Nova Friburgo Futebol Clube, enviamos votos de mais e mais sucesso. Com essa sétima eleição, Bachini empata agora com Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o “Juca”, meu primo querido, e como disse Vinicius: “o homem que mais vezes esteve à frente do tradicional clube. E eu acrescento – um profundo conhecedor das histórias de Nova Friburgo.

Em “Há 50 anos”, era anunciada a construção da unidade padrão escolar para receber o nome de Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, em homenagem à querida professora benemérita que tanto fez pelas crianças friburguenses. O então prefeito Amâncio Azevedo empenhava-se na realização da obra no bairro Prado.

“A criminalidade não vai crescer em Friburgo”. Essa afirmativa é do novo comandante do 11º BPM, tenente-coronel Alex Marchito Soliva, que assumiu o comando do Batalhão Tiradentes, em solenidade na última sexta-feira, 31 de janeiro. “A comunidade pode ter certeza de que não há possibilidade de recuo...” O otimismo do comandante nos anima e desejamos que reine a paz para que seja pouco o serviço da polícia em nossa cidade. 

Enquanto isso, o governo do Estado do Rio descarta a construção de presídio vertical aqui em Nova Friburgo. O projeto de verticalizar algumas unidades do sistema carcerário, no dizer do governador Witzel, visa dar “novas oportunidades para detentos mudarem de vida”. Há também com o projeto a intenção de solucionar “déficit de vagas”. Bom seria se em vez do aumento de vagas, diminuíssemos a criminalidade em todo o país. Contudo, esse desafio ainda está nas mãos do futuro. A esperança está de pé!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.