Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
AVS não é religião, mas nos religa aos nobres sentimentos!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Um tema mais do que emocionante! É assim que saúdo o Caderno Z do último fim de semana pela escolha do tema “Religião e as diversas formas de fé”. E logo de cara encontro o filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin, por quem desenvolvi grande empatia em meus estudos na Ordem Rosacruz-Amorc. Sobre a espiritualidade, Chardin a considerava a “causa de união”, de buscas, de questionamentos e de, especialmente, “encontrar Deus em nosso interior durante a vida”. Esse encontro é também a busca de todas as religiões, cada uma a seu modo. Allan Kardec “popularizou o espiritismo no Brasil” e dois nomes importantes se destacam em nosso país: Bezerra de Menezes e Francisco Cândido Xavier.
Martin Lutero, ordenado padre em 1507, rompeu com a Igreja Católica e deixou um legado religioso universal e Nova Friburgo possui a mais antiga Igreja Luterana da América Latina, fundada em 3 de maio de 1824. Sabendo-se que a “religião começou a ser praticada desde a idade da pedra, sendo frequentemente utilizada para explicar os fenômenos da natureza”, em vários aspectos a religião precisou passar por adaptações, pois, muito do que lhe era atribuído, a ciência desvendou. E Jerusalém, “a cidade sagrada fundada pelo Rei David”? Independentemente de qualquer crença ou na sua ausência, o local, por si só, é consagrado pela riqueza de sua história. Ser ou não ser religioso pode não ser mais a questão, “porque as diversas formas de fé pelo mundo” estão buscando alicerçar as bases de um ser humano melhor, mais apurado. Mesmo assim, diante de algumas atrocidades, ainda nos perguntamos: “o que deu errado na humanidade?”.Voltemos, então, a Teilhard de Chardin: “Somos seres espirituais passando por uma experiência humana”. Isso é profundo e vale uma reflexão!
Saindo do “Z” com a energia espiritual revigorada, o mês de janeiro tem sido agraciado com aniversariantes de grande carisma: Vinicius Gastin, dia 19, Dalton Carestiato, dia 22, e Flávio Stern, nesta segunda-feira, 25. Entre tantos aniversariantes, cumprimentamos a concessionária Águas de Nova Friburgo por seus 12 anos de atuação. Há também o destaque de um aniversário muito importante, ou seja, os 103 anos da estimada Brigitte Schlupp, no último sábado, 23. Infelizmente, no domingo, 24, fomos impactados pelo seu falecimento. Que pena! Os sentimentos de pesar para a família são também para todos nós.
Em “Entrevista”, Guilherme Alt conversou com o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, que não nos trouxe boas notícias, pois, em nossa cidade há cerca de 30 mil pessoas “morando em situação de risco”. Mas, em compensação, todo o município está sob atenção da Defesa Civil e os bairros que possuem o sistema de alerta e alarme sonoro estão no foco de prevenção da secretaria, como destaca o secretário Evi. Atenção redobrada é mesmo imprescindível, pois, na última sexta-feira, 22, no bairro Três Irmãos, os moradores levaram um enorme susto com o desplacamento de pedras.
A bandeira vermelha continua tremulando em Nova Friburgo e o decreto municipal 879 “endureceu as regras da flexibilização...”. Entretanto, empresários da FEC-NF entregaram ao prefeito Johnny Maycon um documento com 24 medidas, todas viáveis, para o combate ao coronavírus. Parece que o grande problema ainda é conscientizar o grupo de maior risco, ou seja, os que não acreditam na pandemia. Em meio a tantos percalços, o “meme humano”, Felipe Ricotta, percorre as ruas da cidade, tocando e cantando suas músicas. Sem residência fixa, ele vive na estrada desde 2010.
Em “Há 50 anos”, a Sociedade Esportiva Friburguense completava seu Jubileu de Ouro. Dalton Carestiato presidia o clube, que festejou a efeméride com o Baile de Gala. Percorrendo a história, o “Clube da Colina”, nos ares de 2021, pode se orgulhar do Jubileu de Jequitibá. Cem anos de vida na vida de Nova Friburgo! Mesmo sem realizar outro baile de gala, por conta da pandemia, o acontecimento merece todos os louvores. Friburguenses, uni-vos! Palmas para a SEF! Parabéns!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário