Vinho na garrafa

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Vinho na garrafa
E o vinho friburguense começa a ser consumido. Pelo menos 360 garrafas entre rosé e tinto Carbenet Franc e o tinto Pinot Noir foram disponibilizadas em pré-venda e esgotadas em poucos dias. A entrega começa hoje, 12, e a partir da semana que vem devem ser disponibilizadas para a venda normal. Essa safra de 2021 é considerada especial, não só pelo pioneirismo, mas é que cada uma tem uma numeração única.

Visitação em breve
Por enquanto, a visitação à fábrica e à plantação em Campo do Coelho não está ocorrendo. Os empreendedores estão fazendo obras de adaptação para receber o público e oferecer uma experiência adequada. Intitulado de Terras Frias, em homenagem ao antigo nome do 3º distrito, a produção de vinho em Nova Friburgo era algo impensável. Os planos são de ampliação para outros tipos de uvas já na safra de 2022. A rolha também tem a marca da vinícola.

Passado, presente e futuro
A produção de vinhos em Nova Friburgo existia no fim do século 19. Mas geralmente para consumo próprio dos então primeiros colonos. A última informação que se tem sobre produção de vinhos na cidade remonta aos anos 1920. Ou seja, depois de 100 anos, graças ao empreendedorismo e novas tecnologias, Nova Friburgo entra nesse cenário. No Estado do Rio de Janeiro, duas outras vinícolas estão em operação: Petrópolis e Areal.

Oscar da fotografia
Um fotógrafo friburguense, de 24 anos, foi indicado na última semana ao Golden Lens Awards 2021, considerado o Oscar da fotografia mundial. Trata-se de Bruno Marques que fotógrafa há oito anos. A competição aconteceu durante todo o ano em duelos de fotos com profissionais de todo o Brasil. Bruno recebeu cinco premiações, o que o levou aos finalistas.

Entre os melhores do Brasil
Bruno surpreendeu, pois, a expectativa era de que ele fosse para a disputa de revelação, mas pulou a categoria e já concorre entre os principais. Independentemente de ser eleito o melhor, a premiação está prevista para o próximo dia 28, o friburguense já está entre os 20 melhores do país.

Preço dos combustíveis
Com preço dos combustíveis seguindo suas altas quase que diárias, o Governo do Estado do Rio anuncia o congelamento por três meses do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), usado como base de cálculo do ICMS dos combustíveis. A medida, no entanto, impacta muito pouco no preço final, na bomba. Nos bastidores, parece mais um recado na guerra de narrativas para provar que o aumento gigantesco não é culpa dos estados e sim de uma política nacional.

Efeito dominó
O preço do combustível pesa em toda a cadeia produtiva e inflaciona tudo. Com a dolarização do combustível, o brasileiro paga em dólar, mas recebe em real. Com um poder de compra cada vez mais estrangulado, a situação é grave. Não basta só não ter carro, uma vez que tudo está muito ligado aos combustíveis e esses custos são passados ao consumidor, ainda que dentro de uma margem do possível. Ou seja, isso quer dizer que o empresariado também sente, já que acaba tendo que diminuir sua margem de lucro para não elevar ainda mais seus preços.  

Carnaval 2022
Imperatriz de Olaria e Alunos do Samba vão começar a disputa para o samba-enredo para o Carnaval 2022. A vermelho e branco de Olaria teve cinco parcerias inscritas para cantar o enredo índigena “Anauê, Membira Ibi! Salve o Povo da Terra!”. Lideram as parcerias, Wellington Onirê, Paulinho Guaraná, Dominguinhos, Marquinhos Mello e Ezequiel do Cavaco. A primeira eliminatória acontece neste domingo, 14. Ainda está prevista uma segunda eliminatória para a semifinal e a grande final no dia 4 de dezembro.

Escolha dos sambas
Já a Alunos do Samba encerra hoje, 12, o recebimento dos sambas para seu enredo “Hakuna Matata”. Com a cara da agremiação, o enredo tem pagada de crítica social. A diretoria da azul e branco tem a expectativa de receber pelo menos seis sambas, mas só saberá ao final do dia. A apresentação dos sambas ocorre na Feijoada dos Amigos, dia 21, ao meio-dia. A escola deve partir direto para a escolha no dia 6 de dezembro, portanto, sem eliminatórias.

Ensaios a todo vapor
As duas outras escolas de samba de Nova Friburgo não têm disputa de samba-enredo. A Vilage, atual campeã, já definiu seu samba que canta o sertão. Os ensaios na escola já estão a todo vapor e volta ainda nesse mês com as tradicionais festas de sextas-feiras na sua quadra, após quase dois anos, por conta das restrições impostas pela pandemia. Já a Unidos da Saudade encomendou o samba que deve ser revelado nos próximos dias. A roxo e branco faz enredo sobre a indústria metalúrgica. Mesmo sem o samba, os ensaios acontecem quase que diariamente, por setores e de forma geral.

Fórum da Juventude
O Comitê da Bacia Hidrográfica Rios Dois Rios (CBH-R2R) confirma para o ano que vem a realização do seu I Fórum da Juventude. Os preparativos, inclusive, já estão em andamento. Um deles é a identificação e mapeamento de projetos e iniciativas que tenham interface entre água e juventude, tais como tratamento de água, gestão de água, análise da água, simulações sobre a água da Bacia Hidrográfica, aproveitamento da água, clima, resíduos que vão parar na água etc. Lembrando que devem ter relação com os municípios da região hidrográfica do Rio Dois Rios, Nova Friburgo e entrono.

Palavreando
“Se amar, a vida passará rapidamente. A felicidade faz o tempo passar rápido. E só se é feliz amando. Amando o que se faz, amando o que se é, amando as pessoas que estão ao lado. Amando se é feliz! E a felicidade faz o relógio voar, o mundo girar mais rápido”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.