Teresópolis x Nova Friburgo

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Teresópolis x Nova Friburgo
Nova Friburgo ficou para trás. Apesar de todo trabalho aqui feito, especialmente por empreendedores, para elevar a produção cervejeira, incluindo a introdução do cultivo de lúpulo, é Teresópolis que ficará com o título de capital nacional do lúpulo. Sem maiores argumentos que comprovem tal feito, inclusive em comparação a Nova Friburgo, parece que a articulação política para Teresópolis falou mais alto.

Nova Friburgo, não?
Agora, só um improvável veto do presidente da República, poderá impedir tal selo. O projeto de lei é de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ) e no Senado foi relatado pelo senador fluminense, Carlos Portinho (PL/RJ). Na defesa do projeto, o senador argumentou que "além do plantio das mudas de lúpulo, a região [de Teresópolis], que alberga a Rota Cervejeira do Brasil, também tem se destacado na promoção de eventos para a preparação dos produtores para o desenvolvimento dessa cultura em terras brasileiras e sua aproximação com as cervejarias". Quem disse que Nova Friburgo, não?

Preferência por lá
Por falar em articulação, cabe também mostrar outra força de Teresópolis, em relação a Nova Friburgo. As obras da esburacada e abandonada RJ-130, Estrada Tere-Fri, começaram por lá. Alguns quilômetros na saída de Teresópolis já foram pavimentados. A obra, até chegar ao município de Nova Friburgo, deve demorar algum tempo. Satisfação da rede hoteleira teresopolitana em detrimento de produtores rurais e profissionais do turismo de Nova Friburgo. É isso que chamamos, cá entre nós, de influência. 

Passar direto
Após quase duas décadas sem ser promovida, as pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental e/ou médio poderão consegui-lo com uma prova. Trata-se do retorno do exame estadual de certificação da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), popularmente conhecido por "Provão da Rede Ceja". No entanto, só poderão fazer a prova os alunos com matrículas ativas.

Formação acelerada
A inscrição pode ser feita até o próximo dia 24 nas secretarias das escolas da rede estadual que integram a Rede Ceja. As provas serão aplicadas entre os dias 27 deste mês e 8 de julho. O certificado será concedido ao aluno que passar na prova, que será realizada por área de conhecimento. Os parâmetros de avaliação e certificação são definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Certificação
O candidato vai poder se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio). Mas quem não está com matrícula ativa neste ano pode se planejar para 2023. A realização do exame estadual de certificação voltará a ocorrer uma vez por ano, todos os anos. Isso é possível por meio da publicação de uma portaria que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja. Essa é uma atualização que não ocorria desde 1980.

Nota
Uma mudança importante relacionada à avaliação é que a partir de agora, os estudantes serão aprovados com média de 50 pontos, o que os iguala aos alunos da rede presencial da rede pública. Eles ainda vão poder pedir a revisão das avaliações, em até sete dias após a correção. Além disso, a portaria cria a possibilidade de avaliações complementares utilizando o ambiente virtual de aprendizagem.

Concurso de foto
Estão abertas somente até o próximo domingo, 19, as inscrições para o concurso fotográfico “Patrimônio Histórico”, promovido pela Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, a Acianf, em comemoração à Semana do Turismo. Para participar, os fotógrafos, profissionais ou amadores, devem apresentar registros que fazem parte do “Mapa da História” da cidade.

Prêmios e exposição
As fotos participantes serão analisadas na próxima terça-feira, 21, por uma comissão julgadora. Os resultados serão divulgados no dia 29. Além de terem as fotos publicadas no site oficial da Fundação D. João VI no ¨Mapa da História”, e no site da Acianf, os três primeiros colocados, dependendo da colocação, ganharão o livro “200 anos de Nova Friburgo”, almoço para duas pessoas, kit com seis cervejas artesanais do Polo Cervejeiro regional, além de certificado de participação. As fotos selecionadas ainda serão expostas em um shopping da cidade.

Final
Macaé e Volta Redonda decidem amanhã, 15, às 15h, em Cardoso Moreira, o 1º turno da segundona do Estadual, a chamada Taça Santos Dumont. O vencedor se garante na decisão da competição, ficando, portanto, a dois jogos de estar na elite com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O Macaé é o mandante, após sorteio realizado pela Federação. No entanto, como seu estádio não está apto a receber partidas, manda os jogos na cidade mais próxima.

Sem vantagem
Apesar de ter a melhor campanha da competição, o Volta Redonda não tem vantagem na decisão. Em caso de igualdade no tempo normal, o campeão será decidido nos pênaltis. Ambas as equipes foram as melhores de seus grupos e após empates nas semifinais com os segundos colocados, avançaram à final. Ainda que a competição tenha se notabilizado por certo equilíbrio, o Volta Redonda tem ligeiro favoritismo.

Preparação
O Friburguense que não teve uma pré-temporada com tempo adequado, por conta das dificuldades financeiras, vem aproveitando o intervalo que já dura quase 15 dias e terá mais uma semana antes da estreia na Taça Corcovado, o 2º turno do Estadual. Somado, o tempo já será maior do que a pré-temporada toda. O Frizão estreia no 2º turno, na próxima quarta-feira, 22, fora de casa, contra o América. No returno, os times de um grupo enfrentam os do outro grupo, somando pontos na sua chave.

Nova competição
Esse tipo de fórmula em que não há confronto direto pode levar a situações inusitadas, como uma equipe de um grupo mais fraco se classificar para as semifinais com baixa pontuação. Para o Friburguense, a primeira meta é liquidar qualquer possibilidade de rebaixamento para a terceirona. Atualmente, a 3ª divisão tem clubes que estavam na elite há pouco tempo, como Duque de Caxias, Tigres e Goytacaz. Muitos deles caindo de uma divisão para a outra em sequência.

Matemática
A conta mágica são dez pontos. Dificilmente, uma equipe cai com essa pontuação. Nesse caso, o Friburguense que já soma cinco, precisa em seis jogos de duas vitórias ou uma vitória e dois empates. Mas o jovem time montado dentro da realidade tricolor evoluiu muito e fez ótima partida contra os dois últimos adversários, vitória sobre o Maricá e empate com o Gonçalense. As apresentações dão ânimo para objetivos maiores, como a classificação para as semifinais.           

Palavreando
“É sobre amor. É tudo sobre amor. Essa ânsia em olhar e falar para a vida: me liga, me acha, me perturba, me tempera. Entrega aos céus, aos mares, esse desejo de ser sobre amor e amado - amar”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição do próximo fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

O Grupo de Escoteiros do Colégio Anchieta mantém viva a tradição do escotismo, em Nova Friburgo. O grupo, formado não só por alunos do Anchieta, mas aberto para quem quiser participar, se prepara para celebrar 65 anos de atividades ininterruptas. Os escoteiros de Nova Friburgo têm participado de atividades em comunidade e em prol do meio ambiente até em outras cidades. Quem quiser conhecer mais, basta ir ao Colégio Anchieta, no dia e horários dos encontros semanais: sábados, às 14h.

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.