Semanas curtas

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Semanas curtas
As duas próximas semanas terão além de três feriados, três pontos facultativos no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a segunda quinzena terá praticamente apenas cinco dias úteis. Feriados da Sexta-Feira Santa (dia 15) e Tiradentes (21), ambos nacionais. Já o feriado de São Jorge (23) é apenas estadual, mas cairá em um sábado. Já foram decretados pontos facultativos antes e entre esses feriados.

Carnaval em feriadão
Neste ano, diferente dos anteriores, por conta da pandemia da Covid-19, o carnaval na capital e em boa parte dos municípios brasileiros acontecerá em meio ao feriadão de Tiradentes. Assim, a semana seguinte tem ponto facultativo na quarta-feira (20) e na sexta-feira (22). O primeiro dia de ponto facultativo, no entanto, já é nesta quinta-feira (14), antecedendo a Sexta-Feira da Paixão.

Comércio abre ou não?
O comércio poderá funcionar nos feriados, desde que os empregadores oficializem o acordo junto aos sindicatos patronal e de empregados. Os pontos facultativos valem apenas para as repartições públicas, portanto, não afetam a abertura do comércio.

Atípico
Tradicionalmente, a adesão à abertura a partir do acordo coletivo é baixa, principalmente na Sexta-Feira da Paixão, 21. São Jorge, por ser feriado estadual, teve sempre maior adesão nos anos anteriores. Neste ano como cai no sábado e tem carnaval em outras cidades, é mais difícil prever. Mas como já terá Tiradentes na quinta, 21, é provável que a maioria opte por abrir, com tendência maior para a quinta-feira.

Festival de Costela
A volta dos eventos às praças públicas. O marco será no próximo feriadão, que repito, será carnaval na capital fluminense e em várias outras cidades brasileiras. A folia friburguense ficou para o frio de maio. Por aqui, a costela é quem desfila, na Praça do Suspiro, na 2ª edição do Costela Day. Os organizadores prometem três toneladas de costelas assadas no fogo de chão.

Gastronomia e música
A costela é apenas um dos ingredientes que acaba por dar nome ao festival. Outros cortes de carne, hamburgueres, doces e cerveja são mais delícias que se somam a atrações musicais ao vivo e espaço para crianças. Além de DJs, estão confirmadas Cuca Livre, Janael Costa, Giovana Aguilera, Edu Barcelos, Bela Zaremba, Banda Manifesto e Opiun. O evento será dos dias 22 a 24.

Bye, bye Brasil
Difícil, ultimamente não conhecer um amigo, vizinho ou mesmo parente que tenha ou esteje se mudando para o exterior. Números recentes de uma pesquisa comprovam: a taxa de brasileiros indo morar em outros países é a maior dos últimos 11 anos. Em 2021, 17% dos brasileiros que deixaram o país não retornaram. Só para efeito de comparação, em 2019, essa parcela foi de 5%.

Ir e não voltar
O desejo de morar fora foi intensificado pela piora da crise econômica e o ambiente político conturbado do país. Os EUA é o principal destino, seguido de Portugal. O número de profissionais e famílias que buscam vistos, especialmente dos EUA, aumentou, assim como a entrada por meios ilegais. O total de remessas enviadas por brasileiros vivendo no exterior passou de US$ 2,9 bilhões em 2019 para US$ 3,8 bilhões em 2021.

Promessas não cumpridas
O Procon do Rio de Janeiro entrou com uma Ação Civil Pública contra uma empresa de consultoria e tecnologia e instaurou processo administrativo contra outras quatro, de investimentos e criptoativos. Na ação, a autarquia solicitou tutela de urgência para nomear um administrador judicial, a fim de impedir que os gestores das empresas exerçam qualquer função até que o mérito da ação seja julgado.

Investimentos falsos
Quatro empresas estão sendo investigadas e terão que responder os questionamentos feitos pelo Procon-RJ. Denúncias apontam que as empresas prometeram retorno aos seus investidores, porém  não realizaram por completo o repasse dos rendimentos. O propósito é reaver os valores investidos pelos clientes, fazer com que as empresas cessem estas práticas e desestimular que outras assessorias de investimento realizem este tipo de negócio.

Não há retorno certo em mercado financeiro
O Procon-RJ alerta que o consumidor precisa ficar muito atento para não cair em golpes e desconfiar de empresas que usam expressões como: renda certa, rentabilidade fixa ou garantida. Consumidores de uma dessas empresas, por exemplo, relatam que ela prometeu retorno financeiro mensal e, que ao final de seis meses, o capital investido seria devolvido. Segundo as queixas, a empresa encerrou as atividades, entregou uma confissão de dívida de devolução de capital que seria feita em seis parcelas, porém não cumpriu o que foi afirmado.

Facilidade demais...
Clientes reclamam que contrataram o serviço de investimento em criptoativos com a promessa de que receberiam 14% de rendimento mensal. Não receberam o repasse dos rendimentos, nem os valores investidos. Já os clientes de outra empresa relataram que a empresa influenciava os clientes a contratarem empréstimos em bancos tradicionais, com a promessa de que as parcelas seriam pagas por eles, caso o valor total fosse investido no mercado financeiro pela empresa. O investidor receberia uma rentabilidade acima do valor total do empréstimo, porém a empresa não repassava o valor prometido ao consumidor.

Real digital
Por falar em mercado, criptomoedas, o Banco Central inicia a versão piloto do Real Digital no segundo semestre desse ano. A ideia é começar a digitalização da moeda brasileira com testes estruturais. O Real digital terá o mesmo valor do dinheiro físico e poderá ser convertido para qualquer outra forma de pagamento. Parece um caminho sem volta.

Palavreando
“As folhas se desprendem das árvores para alimentar a raiz. A lei da vida não é como a lei das letras frias dos homens. Mas também não quer dizer que não seja um tanto doída”.

A Vilage no Samba apresentou, em grande festa, os protótipos das fantasias que apresentará no carnaval deste ano, em maio. A atual campeã cantará o sertão. Pelo que foi apresentado, muitas referências ao que está no samba-enredo: do campo à fé, da cultura às agruras. Os dias têm sido agitados em todas as agremiações, com muitos eventos e quadras bastante cheias. 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.