Para o futuro que não nasceu a resposta não está no passado

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Hoje é dia

  • do Mel
  • da Mídia
  • do Migrante
  • Nacional da Academia de Letras
  • do Intelectual
  • do Lixo no Lixo
  • Universal Olímpico
  • Mundial do Yoga
  • Mundial do Skate

O dia

Em 21 de junho de 1948, o disco long play (LP) foi lançado pela Columbia Records no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova York. Até início dos anos 90 era a principal mídia de música, perdendo espaço para o formato CD que ainda mais rapidamente perdeu espaço para o formato de Ipads ou pendrives que já perderam espaço ainda mais rápido para o formato streaming. 

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu:

  • Latam demite funcionário envolvido em vídeo machista
  • App Tinder cresceu 11 vezes na Rússia desde o início da Copa
  • Oito crianças brasileiras são separadas dos pais na política Trump
  • Hyundai faz aliança com Audi para ter carros a hidrogênio mais baratos
  • Disney aumenta oferta pela Fox para US$ 71,3 bilhões

Palavreando

Ao olhar para o nada muitas vezes enxergamos tudo.     

Para o futuro que não nasceu a resposta não está no passado

Enquanto a Copa do Mundo é realizada na fechada Rússia e o Brasil chama a atenção para os atos de machismo de alguns de seus torcedores mais do que a própria seleção em campo, boa parte do mundo chora a política Trump de anti-imigração. Crianças engaioladas e separadas de suas famílias. Desde que o caso estourou, as críticas foram severas, mas longe de serem tão severas quanto as atitudes de um presidente desumano.

Não tão desumano ao sentir o peso político interno e ter que voltar atrás na questão da separação de famílias como se fossem gados que pudessem ser separados para o melhor proveito de seus abates. No entanto, não volta atrás em seus pensamentos quanto à tolerância zero com refugiados e seu sonhado muro, que se ainda não é físico, já existe e machuca.

O mundo está retrocedendo, pois o sonhado futuro não nasceu. Meu amigo John Lennon, se não escutam Jesus Cristo tampouco entenderão sua música. Você não é o único sonhador, mas um mundo sem fronteiras, sem países está cada vez mais distante. Para o futuro que não nasceu, retomamos práticas do passado. Pelas vias legais voltam ao poder e clamam ao poder aqueles que cometeram crimes perversos contra a humanidade.

Na Alemanha, o nazismo voltando a ter cadeiras no Congresso. Na Ásia, ampliação de regimes totalitários. No Brasil, a manifestação por volta de regime militar. Nos Estados Unidos, berço da liberdade, Trump. Tudo o que a história agonizou se repete com novos personagens. Sim. É assim que começou e é assim que começa de novo. Não se pode permitir que isso chegue sequer ao meio.

Crianças engaioladas ou qualquer pessoa engaiolada, separada de suas famílias... Juro que achei que isso não se repetiria, que eu jamais assistiria isso. O que mais poderá vir depois? Filho da esperança, tenho fé de que isso não cresça. Porém, também confesso desânimo. Se o futuro não nasceu ou se nasceu pior do que se esperava que não se volte aos erros do passado com a pretensão de nascer um futuro diferente, pois não nascerá.                

Água mineral

Poucas pessoas sabem, mas há grande diferença entre água mineral e água adicionada de sais. O fato é que muita gente compra por preço igual água adicionada de sais como se fosse água mineral. Com o objetivo de fazer os consumidores diferenciarem a água que consomem, as garrafas, galões e copinhos poderão ter cores diferentes para cada uma delas.

A partir de 2019

A partir do ano que vem os rótulos de galões deverão conter a designação "água adicionada de sais" com pelo menos metade do tamanho da grafia da marca, além de informações como a procedência da água, a forma de tratamento utilizada e a lista das substâncias químicas adicionadas e das naturalmente presentes, com as respectivas concentrações. As embalagens retornáveis de até dois litros ficarão de fora das regras.

Festa da Cerveja

Petrópolis, admitidamente, copiou Nova Friburgo quando criou a sua festa anual da cerveja. A ideia era igualar. A de Nova Friburgo pode voltar no ano que vem, mas na prática deixou de existir. Enquanto isso, Petrópolis inicia nesta semana, dez dias de atrações com a sua Bauernfest. A festa do colono alemão dispensa atrações caras, como cantores renomados nacionalmente e aposta na cerveja como maior atrativo. A festa segue até o dia 1º de julho.

Foto da galeria
Nova Friburgo #omelhorfriodorio - Instagram da campanha que ressalta Nova Friburgo como o melhor frio do estado do Rio. Um céu estrelado e você numa das mais belas paisagens do estado. Foto do advogado Júlio Siqueira Reis.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.