Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Não vai ter carnaval?
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Não vai ter carnaval?
Oficialmente, não haverá carnaval, nem eventos organizados pelo Poder Público, em Nova Friburgo, na capital e em praticamente todas as cidades brasileiras. No entanto, o que não faltará é festa particular. Inúmeros eventos estão programados em Nova Friburgo com cobrança de ingressos. O mesmo ocorre na cidade do Rio, que por certo, atrairá muitos friburguenses.
Três carnavais
Como o carnaval em Nova Friburgo será em maio e no Rio em abril, pode se cravar: serão três carnavais nesse ano. Isso, é claro, se a pandemia não voltar com força. O carnaval de fevereiro sem eventos de rua, mas repleto de eventos privados. O carnaval de abril, no qual, quem puder, se deslocará para a capital, e, não duvide que aqui também haverá muitos eventos carnavalescos. Igualmente a fevereiro - privados. E o carnaval de maio, o único com eventos de rua em meio ao aniversário da cidade.
Dois por um
Por falar em aniversário da cidade, a grande sacada é a economia. Ao invés de ter que fazer a festa de aniversário, seja o evento que fosse, com o carnaval deslocado para a data, se gasta apenas com um evento, o famoso dois por um. Lembrando que já houve economia no ano passado com a não realização do carnaval, tampouco do aniversário de Nova Friburgo. Diga-se de passagem, dois trabalhos a menos para a municipalidade. Economia aqui entre aspas. Afinal, a não realização do evento também não faz o dinheiro girar e não gera recursos.
Carnaval para todos
Mas voltando ao carnaval... Por conta da não realização de eventos de rua e de muitos eventos privados, cresceu na internet os protestos contra o que se chama de privatização ou elitização do carnaval, reconhecido por ser popular, democrático e de todos. No Rio de Janeiro e aqui, os eventos dizem ter limitação de público, com a diferença que no Rio, por força de determinação da prefeitura carioca, haverá exigência do passaporte de vacinação, o que cá entre nós, motiva a vacinação, mas que ao fim pode ter pouco efeito prático.
Mercado aquecido
Entre os eventos divulgados para Nova Friburgo, há uma variação no preço da entrada de R$ 25 a R$ 100. Sendo que os mais caros, geralmente, dão direito a open bar. Tem para todos os gostos, talvez nem para todos os bolsos. Fato é que o carnaval que não será carnaval dará uma boa aquecida no mercado de produtores de eventos e artistas que passaram muito aperto nos últimos tempos de pandemia. Por outro lado, ambulantes e barraqueiros não terão a mesma sorte.
Grande participação
O Dom Reality Gospel terminou com Abraão Alencar, representante de Nova Friburgo, entre os quatro melhores. A grande vencedora do prêmio que inclui um álbum próprio com toda estrutura e consultoria especializada, foi Júlia Ferguss, de Maringá-PR. Promovido pela UniCesumar, o reality teve quase três mil inscritos. Abraão Alencar foi uma das 32 vozes escolhidas para as etapas de apresentações.
Finalista
Na grande final, cujas apresentações foram ao vivo e diante de plateia, o representante de Nova Friburgo concorreu com Daniel Freitas (São Paulo), Julia Ferguss (Maringá-PR), Jéssica Bento (Rio de Janeiro), Emanuele Silva (Açailândia-MA), Maira Barreto (Dias D’ávila-BA) e Vitória da Silva (Guará-DF). Após as apresentações, o júri formado por grandes nomes da música gospel como Aline Barros, Eyshila e João Figueiredo, eliminou três participantes. Abraão Alencar seguiu para mais uma apresentação com outros três concorrentes.
Final da final
Na apresentação que o levou para a finalíssima, Abraão cantou a música “Nos Braços do Pai”, do Diante do Trono. Muito à vontade, interagiu bastante com a plateia e deu contornos novos a canção. Seguro, mais uma vez, foi elogiado pelos jurados que deram também algumas dicas. Ao final das apresentações dos demais concorrentes foi anunciado que o representante de Nova Friburgo seguiria para a apresentação final.
Promissor
Na sua última apresentação, Abraão Alencar apostou na grande potência da sua voz, sempre usando muita técnica, cantando a música “Bálsamo”, de Rebeca Carvalho. A representante de Maringá acabou sendo declarada a vencedora do reality. Independente de não ter sido o escolhido, a participação do representante de Nova Friburgo que é mineiro de nascimento, teve uma coleção de momentos marcantes, sempre arrancando muitos elogios dos jurados. Uma carreira promissora em um mercado que segue em crescimento se abre para ele. Sucesso!
Vinícola friburguense
Já há data para a nova visitação à vinícola de Nova Friburgo, Terras Frias. Será no próximo dia 5 de março. No entanto, pouco minutos após a abertura das inscrições, as vagas se esgotaram. Não foi anunciada ainda uma nova data de inscrições, mas a tendência é que as oportunidades se intensifiquem. Localizada no distrito de Campo do Coelho, importante ressaltar que só é possível visitar a vinícola nessas datas de eventos, portanto, com agendamento prévio.
Friburguense
Saiu a formação dos grupos para a disputa da Série A2 do carioca, a segundona. O sorteio dos grupos foi bom para o Friburguense que caiu em uma chave com equipes menos tradicionais ou, melhor dizendo, com menos times que já frequentaram a elite. Dos seis - Friburguense, Goncalense, Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul e o descenso da Série A – apenas o Friburguense e quem descer da elite esse ano já estiveram na primeira divisão.
Sorte no sorteio?
Já no outro grupo - América, Cabofriense, Angra dos Reis, Americano, Macaé e Olaria – apenas um nunca esteve na elite, o Angra dos Reis. Por óbvio, esse histórico não quer dizer muito ainda que a camisa pese. Além de ter em seu grupo o time que descerá da elite (nesse momento seria o Nova Iguaçu), Artsul, Sampaio Corrêa e Maricá tem sido clubes em ascensão graças a volumosos investimentos. Saber mesmo qual o grupo mais fácil só quando a bola rolar.
Sobe apenas um
A competição começa no dia 1º de maio e terá o mesmo regulamento do ano passado, portanto dois grupos de seis, com dois turnos. No 1º, os times se enfrentam dentro dos seus grupos e os dois primeiros se classificam às semifinais do turno. No 2º, os times de um grupo enfrentam o do outro grupo, com os dois de cada chave indo às semifinais do turno. O campeão de cada turno faz a grande final da competição. Apenas o campeão subirá para a elite em 2023. O Friburguense estreia contra o rebaixado da primeira divisão, em casa.
Palavreando
“Sigo a te esperar de glitter no rosto, coração de palhaço posto - repleto de emoção. Já separei as fantasias e minha coleção de alegrias para me multiplicar de você. Estou pronto, já há algum tempo, para embarcar nas suas alegorias que traduzem bem viver. Está difícil essa saudade do seu lirismo em poesias, estou louco para te rever. Se atrasar mais um pouco, não nego o sufoco de ter que te aguardar um tanto mais. No entanto, livre, leve e solto, estou cada vez mais cheio de energia para desfilar na sua democracia e me embebedar da sua mais festiva paz”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário