Magazine de roupas

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

Magazine de roupas
O Casarão de Minas dará lugar a um magazine de roupas popular que ocupará todo o imóvel, incluindo o estacionamento da parte traseira e a lateral de entrada. As atividades do tradicional restaurante e bar serão encerradas no dia 15 de janeiro, quando deverá ocorrer um evento de despedida.

Fachada mantida
Logo depois do fechamento do Casarão de Minas devem começar as obras para o novo empreendimento. A princípio, somente a fachada do velho casarão será mantida. Certamente serão alguns meses de obras para o que deverá ser uma das maiores lojas de roupas, em extensão, do Centro. Os proprietários do Casarão de Minas, Patrícia e Fernando, não têm planos de abrir um novo espaço de gastronomia e devem se mudar para Minas Gerais, onde moram seus filhos.

Nostalgia prévia
O Casarão de Minas tem ficado cheio, com vários amigos e amantes do lugar fazendo seus rituais de despedida. Da cestinha de provolone com torresmo e linguiça mineira ao filé mignon com gorgonzola, sem esquecer da batata rosti recheada em diversos sabores. Mas para além dos pratos únicos, a maior saudade será da simpatia dos donos e dos tantos funcionários que por muitos anos ali alegraram os dias de muitos friburguenses e turistas.       

Samba escolhido
A Imperatriz de Olaria se junta a Vilage no Samba e já tem seu hino para o próximo carnaval. Após uma disputa de bons sambas e com quadra lotada, a vermelho e branco de Olaria escolheu o samba da parceria de Marquinhos Mello que conta ainda com as assinaturas de João Paulo, Evandro das Neves, Jefinho, Cristiano Huguenin, Rodrigo da Vila e Fabrício Corujão. No refrão principal: “Na tribo Imperatriz o meu tambor vai tocar/Olaria é minha aldeia/ Nossa Senhora abençoe meu canto de liberdade/vermelho e branco é a minha identidade”.    

Samba por escolher
A Vilage não teve disputa para a escolha de samba e aposta mais uma vez no talento de seu time de compositores liderado pelo campeoníssimo Jefinho. A atual campeã cantará o sertão e o samba já está disponível nas redes sociais da agremiação. Quem também não terá disputa de samba é a Unidos da Saudade. A roxo e branco que falará sobre a indústria metalúrgica, no entanto, ainda não revelou seu hino, o que deve ocorrer nos próximos dias. A Alunos do Samba faz a final da sua disputa no domingo, 12, após duas apresentações já realizadas, ambas com quadra lotada.

Rio de Janeiro como balizador?
Há quem aposte que a decisão de ter ou não carnaval no Rio embasará a decisão de Nova Friburgo. Os prefeitos das principais capitais com carnaval, como Rio, Belo Horizonte-MG e Recife-PE, se reunirão pelas próximas semanas para bater o martelo se haverá folia ou se ela será adiada ou se simplesmente não ocorrerá. Portanto, a decisão será conjunta. Os comitês científicos de cada cidade estão fazendo o acompanhamento da nova variante da Covid-19 em todo o mundo para orientar a decisão. O prazo limite para a decisão final foi estipulado como 15 de janeiro.

Vírus não mortífero
Para os que defendem ter o carnaval, a boa notícia vem da Alemanha. O futuro ministro da saúde do país que é epidemiologista afirmou que a falta de indícios de mortes associadas a variante Ômicron pode torná-la uma espécie de "presente de Natal antecipado". Segundo seus estudos, as 32 mutações identificadas na proteína Spike - usada pelo vírus para entrar nas células humanas - significa que a nova cepa é desenvolvida para infectar pessoas, ao invés de matar. Isso poderia acelerar o fim da pandemia.

Arrefecimento
“Esse movimento estaria de acordo com a evolução da maioria dos vírus respiratórios e é bom que o coronavírus tenha chegado a esse ponto”, afirma Lauterbach. De fato, na semana que vem – defendem outros especialistas – com base nas estatísticas será possível cravar a gravidade ou não da nova variante e as estratégias para conviver com ela. Preliminarmente, a Ômicron pode ser uma espécie de "Variante das Vacinas”, tornando o coronavírus mais próximo de uma gripe ou resfriado do que nunca.

Enredo do samba
Isso pode significar que, daqui para frente, o vírus vai até se espalhar mais facilmente, mas causará apenas efeitos leves ou será assintomático. Por isso, a afirmação de que seria um presente de Natal. Sendo assim, quanto ao carnaval, se não for por decisão de cunho ideológico, são os estudos e as estatísticas que darão o enredo desse samba de retorno. Não há outro jeito que não esperar. Por se tratar de um evento de grandes estruturas, segue o planejamento como se fosse ocorrer, o que não quer dizer que está garantido de acontecer.   

Desconto mínimo
Será de apenas 3% o desconto do IPVA 2022 para pagamento em cota única. O percentual é o mesmo que vem sendo praticado nos últimos anos. O desconto já foi em outros tempos de percentual bem mais generoso, chegando a casa de 10%. A redução valerá para os pagamentos feitos de acordo com o calendário com final da placa do veículo.

Aumento enorme
O valor do IPVA é aplicado sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas do imposto aplicadas são de 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV. Com a inflação galopante que afetou também os veículos usados, o valor do imposto deve aumentar em média 30%. Ruim para os proprietários de veículos, bom para prefeituras e o Governo do Estado que arrecadarão ainda mais.  

Programa de artesanato
Nova Friburgo fica fora de programa da Uerj com a Secretaria estadual de Cultura para o fortalecimento do artesanato. Outros 44 municípios fluminenses serão contemplados. O Acordo de Cooperação Técnica pretende investir R$ 15 milhões no setor desses municípios. Praticamente todos os municípios da região foram contemplados: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Teresópolis e Trajano de Moraes estão na lista que tem ainda a capital e Niterói. O prazo previsto para execução do programa é de um ano, com início imediato e término em dezembro de 2022.

Palavreando
“Deixa a história se compor e pegar emprestada as músicas e poemas que o vento trouxer. Tem vontade própria a sua trilha. Tem contexto próprio a sua poesia”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.