Jequitibá em novela

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

O “Jequitibá-Rei”, destaque na nova versão da novela “Renascer”, da Rede Globo, que estreou nesta semana, é do Parque dos Três Picos. O milenar Jequitibá da entrada principal do parque, em Boca do Mato, no pé da serra, em Cachoeiras de Macacu, está ainda mais famoso com a trama global que começou com bons índices de audiência. 

Matéria no Fantástico

Apesar da história se passar na Bahia, a árvore tão simbólica na trama atual é motivo de lei de interesse turístico em vigor no estado do Rio (8.604/19), de autoria deste colunista. Antes da estreia, o dominical Fantástico fez matéria sobre o imponente Jequitibá-Rei e trouxe curiosidades sobre a preparação de Humberto Carrão para dar vida a José Inocêncio. Trouxe também a triste notícia de que a árvore original da versão de 30 anos atrás não existe mais. Com estimados três mil anos, ela quebrou após uma tempestade, há dez anos, mas seu tronco velho e frágil já tinha cumprido seu ciclo.

Nova Friburgo e mais cinco

De pé, com estimados mil anos de existência, o nosso Jequitibá da serra é um dos mais visitados do Parque dos Três Picos. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho e uma caverna. O Jequitibá de quase 40 metros é considerado o símbolo do maior parque do estado, com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, abrangendo além de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. 

Gigante da floresta

O Jequitibá dos Três Picos já foi, inclusive, símbolo de matéria aqui em A VOZ DA SERRA, nas celebrações do Dia da Árvore, em 2015. Lembra a matéria: “a palavra jequitibá vem do tupi guarani “Yiki-T-Ibá”, que significa fruto em forma de covo, pois se assemelha ao jequi, utensílio de pesca usado pelos índios”. Complementa a coluna, 18 anos depois, uma das interpretações que diz que o nome significa “o gigante da floresta”. 

Mata Atlântica

Publicação da revista Science, revela que mais de 80% das árvores da Mata Atlântica, incluindo o Jequitibá, estão sob ameaça de extinção devido ao desmatamento e corte ilegal de madeira. A novela Renascer traz não só certa nostalgia, mas também um grito pela preservação ambiental. O ator Humberto Carrão, que gravou as cenas no jequitibá, interpreta José Inocêncio somente na primeira fase e logo passará o personagem para Marcos Palmeira, outro reconhecido defensor da sustentabilidade. 

 

Filme em Nova Friburgo

Mais do que rodar um filme em Nova Friburgo - que já foi cenário para outras produções – surge a oportunidade de trabalhar em um. Trata-se do filme “Primeira lei”, de Murillo Azevedo, cujas gravações começam ainda neste ano. Para estar na equipe do longa, o primeiro passo é participar de um seminário totalmente gratuito com o próprio diretor. Nas aulas programadas para os dias 6 e 7 de março, haverá também audições para escolha de equipe.

O seminário

“Painel estético - Que quadro é esse?” pretende fazer uma análise crítica da linguagem audiovisual e capacitar mão de obra local para descobrir novos talentos friburguenses. As atividades ocorrerão das 19h30 às 21h30, na Usina Cultural, no Centro. O conteúdo do seminário tem como foco prover a capacidade de análise crítica acerca de um estilo semiótico pela narrativa e linguagem aplicada à poética do cinema a partir das referências analisadas para compor a construção da obra “Primeira lei”. 

Inscrições

O seminário objetiva encontrar profissionais para trabalhar nas áreas de fotografia, assistente de direção, cenografia e arte, figurino e elenco. O evento é promovido pela Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria estadual de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Marcará também a reinauguração do teatro da Usina Cultural. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: forms.gle/LfFRjCYPgYACc6STA

O diretor

Murillo Azevedo é conhecido por grandes trabalhos na televisão como: Renascer, Os Maias, Esperança, Hoje é dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu, Afinal o que querem as mulheres?, Meu pedacinho de chão, Subúrbia, Dois irmãos e Velho Chico. No currículo, além da masterclass de Capitu, Tarkovsky O espelho e CDV - Centro Dom Vital.

O filme 

Em “Primeira Lei”, cujas filmagens acontecem em Nova Friburgo e Cataguases-MG, um professor recluso no abandono e negação, à procura de algo que resgate sua autoestima, relaciona-se com uma de suas alunas, o que o leva a uma crise do auto questionamento agudo diante dos arautos da vida acadêmica. Ainda não há previsão de estreia.


Carnaval 2024

Com quadras totalmente lotadas, as agremiações fazem os ajustes finais para os desfiles. Os ensaios não técnicos têm por principal objetivo colocar os sambas na ponta da língua dos componentes. O trabalho das direções de harmonia é deixar tudo coeso, afinado e com todos cantando a plenos pulmões na avenida. No último domingo, 21, foi emocionante o encontro da Imperatriz de Olaria com a Unidos da Saudade na quadra da escola do bairro Ypu. Respeito à rivalidade, mas comunhão do samba. 

Almoço

A Unidos da Saudade realiza neste domingo, 28, às 12h, o almoço da sua harmonia. Com tempo, é claro, para um ensaio show até 15h, tendo o Unidos do Imperador como convidado da vez. O ticket para o almoço custa R$ 20 com o cardápio de arroz, farofa, maionese, pernil e frango. 

Eleição da corte 

Como domingo, 28, a partir das 17h, acontece o Concurso de Fantasias e a eleição da Corte do Carnaval, os ensaios das agremiações que ocorrem aos domingos ou terão horários antecipados, como o da Unidos da Saudade com o almoço ou mudarão de dia. Ainda mais devido ao concurso de fantasias e a eleição da corte contarem com concorrentes de todas as escolas. Os concursos serão realizados no ginásio do Friburguense.  

Ensaios

Nesta quinta-feira, 25 e no sábado, 27, ambos à noite, a Imperatriz de Olaria realiza ensaios show. Programação massiva em todas as escolas, com treino de alas coreografadas, comissões de frente e mestres-salas e porta-bandeiras. Ensaios específicos das baterias para os últimos acertos e, inclusive em dias de semana, ensaios de comunidade. Faltando apenas 15 dias para o carnaval, tem agremiação virando a madrugada na solda de alegorias. Agora é corrida contra o tempo.       

 

Palavreando

“Ver a vida de cima é tarefa dos deuses. Bom mesmo é estar aqui. Dando a eles o dom da observação e do altruísmo para não serem invejosos. Pois invejem, porque é divino esse nosso ir e vir daqui de baixo. Acertar e errar, aceitar e recusar, amar e amargar o peso de um coração vazio”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.