Toque literário em tom acetinado

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Depois que a pandemia nos tomou de assalto, fazendo o quotidiano entrar em crepúsculo, tirando-nos a possibilidade de uma vida possível e com largas fronteiras, a literatura surge mansamente, fazendo-nos uma visita diária e matinal. Como as ideias não poupam pessoas dotadas de criatividade, Márcia Lobosco, coordenadora e criadora do Clube de Leitura Vivências, nos traz textos literários, contos, crônicas ou poesias.

Cada uma das participantes do Clube escolhe e lê um texto em voz alta pelo áudio do WhatsApp. Diariamente, um toque literário vem a nós, através das vozes das participantes do Clube, tão bem cuidadas, que chegam a ganhar tons acetinados.

Dia a dia, a novidade vai se tornando rotina. Rotina macia e terna. Acolhedora. Quando o relógio vai chegando perto das dez horas, todas do Clube já se preparam para sentir a literatura invadir a alma através de uma voz conhecida e amiga. Quem vai ler hoje? Qual autor escolhido? Que texto será? O tempo que antecipa à leitura é marcado por perguntas. É uma sensação que nos leva à infância ante os presentes colocados na árvore de natal que gerava uma curiosidade sem fim. Ah, a surpresa era uma das melhores sensações que o presente poderia nos oferecer.

Nestes tempos de pandemia, principalmente para os que fazem parte dos grupos de risco, que ficam aquietados em seus cantos, este breve momento surge como um brinde à vida. Durante os poucos minutos em que um texto é lido, na voz de alguém, que tão bem conhecemos o formato das mãos e a cor dos olhos, tudo é esquecido. As preocupações se esvaziam e ficamos como sentados na beira da calçada, admirando e refletindo a respeito do sentido das palavras escutadas, se em prosa ou em verso.

Depois daquele momento acetinado, o dia, para cada uma de nós, ganha uma cor, com tonalidade reforçada pelos comentários, reflexões, trocas de impressões. E, assim, recebemos um toque de suavidade e de presença de pessoas amigas, mesmo que de modo virtual.

A Academia Friburguense de Letras, por iniciativa do nosso mestre maior, Robério José Canto, vai adotar a leitura, como forma, também, de propiciar aos acadêmicos fazerem uma visita literária entre si. Será mais uma conversa literária entre bons amigos.    

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.