O fazer do livro: um processo de amor à literatura

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

A cada instante um tema me incita a escrever esta coluna semanal. Talvez, por isso, não seja repetitiva nas ideias e na construção delas. Ontem, arrumando minha estante de livros e folheando-os, comecei a pensar na energia que move a equipe que produz o livro, já que é resultado de um trabalho criativo realizado por diferentes profissionais, que se utilizam de conhecimentos e habilidades especializados, investem tempo e energias numa produção literária. 

O livro é um produto de consumo. Entretanto é um produto que enleva o humano que existe em cada um de nós e que vai beneficiar de alguma forma a integridade da vida. Não se confecciona um livro como se faz um relógio ou um porta-retrato. Os sentimentos que embasam o trabalho da equipe, que é interdisciplinar por essência, vão determinar a qualidade da obra. A começar pelo autor, o idealizador, pessoa que dá o crivo inicial ao projeto literário a partir de seus sentimentos, ideias e processos de criação. É um trabalho longo e delicado, que envolve várias etapas distintas, iniciado com a idealização do tema e finalizado com revisões cuidadosas do texto. 

Durante o trabalho de escrita há que se pesquisar, mesmo que seja limitado à leitura de obras em vários estilos literários, como estudo. Ah, o escritor tem que ser um estudioso de literatura, filosofia, medicina, dentre outras áreas do conhecimento. Enfim, a vida, em sua amplitude, precisa estar diante dos seus olhos para que desenvolva o texto com riqueza de detalhes. 

Saindo das mãos do escritor, outras mãos tecem o livro, compondo um trabalho de equipe continuado e diversificado. Também criteriosamente planejado e pesquisado. Assim, há a necessidade de o trabalho ser coordenado em suas etapas: projeto gráfico, ilustração, diagramação, prefácio, impressão gráfica, publicação material e virtual, divulgação e vendas. Até na leitura do texto em áudio.  Geralmente, é o autor ou o editor que vai dedicar atenção minuciosa ao trabalho de todos, em observância, principalmente, aos objetivos da obra.

Os profissionais se tornam compromissados com o livro através de uma relação que extrapola as ligações afetivas com o autor, que abrange, especialmente, a afinidade com o tema. É um fazer movido pelo respeito à liberdade de criação. Também pelo orgulho em participar do trabalho, não somente pelo conteúdo do texto, bem como pela presença dos outros profissionais, enquanto reconhecimento das capacidades individuais e histórico de realizações. 

Quando o livro fica pronto, todos estão enriquecidos, transformados e com motivos para saudar o trabalho concluído.

 

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.