Seja bem vinda, primavera!

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Em comemoração à primeira manhã da primavera (que teve início no último sábado, 22, às 22h53), o Meu Bairro Sustentável (MBS) não poderia comemorar essa linda e florida estação de uma forma melhor do que com a revitalização de um espaço público.

No domingo, 23, o MBS em parceria com o Clube de Desbravadores de Nova Friburgo através do projeto Educando Verde (promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, Associação Crianças Vale de Luz e a Empresa Brasileira de Meio Ambiente - EBMA) realizou uma revitalização em um pequeno trevo do bairro Vila Amélia, próximo à Praça do Suspiro. O local de grande movimentação de carros e pedestres, recebeu um cuidado especial através da limpeza do canteiro, retirada de lixo, fezes de animais, poda das plantas e das árvores, adubação da terra, pintura das faixas brancas e amarelas e ainda, para dar um toque especial, o plantio de lindas flores coloridas.

Conforme se observou, poucas horas de trabalho em prol do espaço público foram o suficiente para a realização de um ótimo trabalho eu permitiu um ar mais cativante à nossa linda cidade. Durante a ação que envolveu cerca de 30 jovens e adultos, dezenas de pessoas que passaram pelo local buzinaram, elogiaram e parabenizaram pelo cuidado com o espaço público, incentivando a equipe.

A ação também contou com a participação especial da admirável corporação do 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo, que contribuiu no auxílio à poda das árvores maiores. Em resumo, a ação foi um sucesso. Os cerca de 30 voluntários participantes ficaram satisfeitos em poder colorir um pedacinho da nossa cidade nesse início de estação. Agora nossos votos e nossa torcida é que a comunidade cuide bem desde pequeno espaço entregue. Não pisoteie os canteiros e muito menos carregue as flores que foram plantadas para colorir um pouco mais o dia de todos nós.

Desbravadores Caledônia

O Clube de Desbravadores Caledônia, completou 40 anos este ano, e tem trabalhado com juvenis na idade entre 10 e 15 anos, tendo em foco o físico, o mental e o espiritual, levando até os jovens um estilo de vida agradável. “Fazemos caminhadas, acampamentos, prestamos serviços à comunidade. Tudo isso com muita alegria e disposição”, disse Adriana Schumacker Lemos Dias, diretora do clube em Nova Friburgo.

Ainda segundo ela, “a importância de envolver os jovens em ações como esta, é que eles serão conscientes do papel do cidadão para uma cidade melhor. Cuidar do lugar onde moramos e valorizar o que temos, faz toda diferença”, completa Adriana. Não é à toa que na próxima quinta-feira, 27, o clube será homenageado pela Câmara de Vereadores com uma moção especial de louvor pelos seus 40 anos de existência e trabalhos prestados à comunidade. No mundo hoje são mais de 1,5 milhão de desbravadores.

Parabéns aos desbravadores Caledônia, um exemplo de cidadania para todos os jovens do nosso município. Que outras ações como esta se repitam muitas e muitas vezes. O Meu Bairro Sustentável está planejando outras revitalizações em parcerias com escolas e instituições. Acreditamos que devemos aproveitar a cada oportunidade, cada voluntário, cada parceria, para cuidar um pouquinho mais do espaço público e se possível, desfazer este pensamento errôneo de que somente o poder público deve cuidar do entorno de nossas casas. Todos nós podemos contribuir, dando um pouco, como exemplo de cidadania, responsabilidade social e inibição ao vandalismo.

Um agradecimento super especial ao Clube de Desbravadores Caledônia e ao 6° GBM. Parabéns pela iniciativa e vamos seguir adiante. Que por onde eu passar tenha flores, e onde não houver, que eu as plante! Feliz primavera a todos os leitores.

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Youtube- MBS - Meu Bairro Sustentável

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.