Hamilton Werneck

Hamilton Werneck

Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.

20/09/2017

Uma escola educadora, na visão do dr. Carlos Vilar Estevão, será uma escola do cuidado que desenvolverá a ética do cuidado. Não se trata, apenas, de criar espaços para a participação eventual dos pais, como as festas de aniversário, as festas juninas e as celebrações de caráter cívico ou religioso. Mais ainda, não se trata de colocar nas mãos dos pais as funções da escola para que os pais venham a suprir o que inexiste de competência por parte da escola ou do sistema educacional que pode ser público, federal, estadual ou municipal.

Leia mais
13/09/2017

Dentro da amplidão da legislação educacional brasileira podemos ter escolas de todos os tipos e que atendam aos mais variados perfis de educação. Porém, uma escola que verdadeiramente educa precisa ter algumas características que me parecem importantes diante deste mundo do século XXI.

Educar é também esclarecer, assim, uma escola educadora precisa ter muito claro em seu projeto político-pedagógico e seus registros qual a real pedagogia que imprime às suas ações. Não seria ético e, muito menos educador, apresentar uma coisa e fazer outra.

Leia mais
06/09/2017

As estruturas familiares e escolares têm a impressão que a proteção faz parte do cardápio educacional e dá garantias de êxito, sobretudo diante de um mundo violento em que vivemos.

As escolas precisam ter seus sistemas de segurança para proteger seus alunos contanto que não inventem desculpas quaisquer para mandá-los de volta para casa deixando-os à mercê de qualquer traficante pelas ruas da cidade. Proteger é uma atitude muito ampla e não pode ser observada somente de um ponto de vista linear. A questão é complexa.

Leia mais
30/08/2017

Esta escola é o oposto da controladora. Assim como existem escolas com um perfil permissivo, existem famílias com esse mesmo perfil. A principal característica é a de permitir que alunos e filhos façam o que eles quiserem.

Leia mais
23/08/2017

Vou abordar quatro perfis de escola que se adaptam, por sua vez, aos perfis das famílias. O perfil controlador, permissivo, protetor e educador. Começamos esta semana com a escola controladora.

Leia mais
16/08/2017

Alguns pensam que se trata, apenas, de uma questão semântica. De fato, não é. Enquanto disciplina é imposta de fora para dentro, não é debatida com os envolvidos e atende muito mais aos interesses de quem está no controle de uma série ou turno escolar, o limite é discutido e estabelecido em função de necessários valores comuns e se baseia nas questões que envolvem alteridade. Portanto, o outro, enquanto parceiro horizontal torna-se mais importante que o dirigente, não parceiro com características de mandonismo.

Leia mais
09/08/2017

Dentre os sete códigos de modernidade apresentados pelo colombiano Bernardo Toro, o que se refere à matemática explicita que calcular é fazer contas e solucionar problemas diz respeito à vida.

O ensino de matemática, no Brasil, está centrado em calcular, o mesmo que as máquinas fazem, esquecendo-se de todo o restante.

Quando os nossos alunos são submetidos a testes de proficiência em matemática, como ocorre em todas as avaliações do Pisa para os países signatários do OCDE, o fracasso fica estampado.

Leia mais
02/08/2017

Nem solucionamos os problemas de aprendizagem no ensino superior e nem superamos as deficiências do uso de uma ferramenta antiga, lápis e papel e nos deparamos com as possíveis revoluções dos tablets.

A sociedade organizada, sobretudo a industrial, engessou a universidade, estruturou cursos, definiu programas e a formação profissional, inclusive para lá se trabalhar.

Leia mais
26/07/2017

Max Weber afirma que o pai do capitalismo ocidental não foi Adam Schimidt e, sim, João Calvino. Filho de um advogado suíço, radicado em Genebra, Calvino como mais popularmente ficou conhecido, funda uma religião com base nos ensinamentos de Lutero e busca um viés prático de “batismo” do lucro. O comércio, a busca do lucro, fruto do trabalho, fará parte da doutrina da predestinação propalada por João Calvino. “Se uma pessoa nasceu para ser salva, será para esta vida e para a outra vida; o ser humano nasce predestinado por Deus para ser salvo ou condenado”.

Leia mais
19/07/2017

Não podemos nos iludir, cada historiador procurou puxar a sardinha para seu lado. Se um católico escrevesse sobre a noite de São Bartolomeu, certamente falaria sobre a morte de alguns líderes protestantes franceses; se o escritor fosse protestante narraria uma matança de milhares. O fato é que as guerras religiosas dominaram o cenário da vida europeia na segunda metade do século XVI e invadiram os demais séculos.

Leia mais