Serviço de água: Que descalabro!

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 23 de julho de 2022

Edição de 22 e 23 de julho de 1972

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes

Que descalabro! - Aquela coisa desprezível que foi apelidada de Amae - Autarquia Municipal de Águas e Esgotos de Nova Friburgo - e que tantos desserviços prestou ao povo friburguense, para cúmulo da irresponsabilidade além de não pagar por muito tempo as contas da fornecedora de energia elétrica - que segundo soubemos somaram 150 milhões de cruzeiros antigos, deixou de cumprir duas prestações do empréstimo ao Banco de Habitação Popular, uma das quais, na importância total de Cr$ 143 mil que foi recentemente liquidada. Para quitação da dita prestação a atual autarquia da água teve que dispender Cr$ 23 milhões somente para juros e correção monetária, pelo atraso. Há que ser dito que o incompetente grupo que havia resolvido “acabar” com um tiquinho de coisa boa que possuia a Amae, destruindo-a como as saúvas destroem as plantações, jamais deixou em atraso o enorme percentual que mensalmente enviava para o escritório central e nunca os seus chefes deixaram de viajar constantemente de avião - que custam os tubos, como se sabe - para dar conta das estrepolias que faziam por aqui, em matéria de má administração. 

Umas das fórmulas descobertas pelos “estrangeiros da água” - era a de acumular dívidas principalmente para com financiadores exigentes, de modo a justificar as ameaças de execução judicial visando impressionar aos administradores e ao povo, para que a então moçada “se servisse” com tarifas altas e constantes aumentos de até 500%, como aconteceu com o último, que examinado no devido tempo pelo prefeito Feliciano Costa foi tornado sem efeito. Acontece que nós, como alguns outros estavam na estacada do bom combate, não permitindo que o cabuloso grupo continuasse a “zanzar” impunemente. Devemos formar fileira em torno do atual administrador da Autarquia Municipal da Água, para que seja completada a “operação limpeza” e estabelecidos os alicerces destinados à recuperação efetiva do combalido organismo que incompetentes e desinteressados pelas nossas coisas e nossas causas, dominaram impunemente tal qual bacilo de alta periculosidade. 

Entrega dos prêmios aos campeões do Carnaval 1972 - No próximo dia  26, o prefeito de Friburgo, Feliciano Costa, recepcionará em seu gabinete os vencedores do Carnaval de 1972, patrocinado pela municipalidade, ocasião em que distribuirá os lauréis conquistados pelas entidades e pessoas ligadas ao movimento carnavalesco friburguense. 

Pílulas

Não foi boato. Lemos no Diário Oficial a anulação da concorrência da pavimentação da estrada Friburgo-Teresópolis. Por que, ninguém disse… O assunto foi fundamentalmente fala aos interesses do turismo de nossa terra, diz de perto também, não haja a menor dúvida, com um problema, em favor do qual, a estrutura governativa fluminense está voltada. Daí, ninguém entende bulufas… 

Tem-se como certo o ingresso do industrial Alvaro de Almeida na Arena. Como se informa o querido e prestigiado homem público, não participará na próxima eleição como candidato, mas a sua ação no pleito será de molde a muito ajudar ao candidato que vier a apoiar para prefeito… 

A respeito de Alvaro de Almeida e do numeroso grupo que o acompanha, podemos informar que tão logo cumpra-se certo detalhe, um manifesto quente será dado a público. Garantimos que dito manifesto já está em elaboração e que o seu conteúdo não vai agradar a muita gente. Gente que não gosta de verdade… 

E mais…

Eucaliptos tombados no patrimônio histórico… 

Em breve, Friburgo vai ganhar mais mil telefones… 

Procissão em louvor de São Cristóvão… 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Kátia Rocha e Lúcia de Souza (22); Paulo Humberto Chaves, Regina Coeli e Flávio de Moraes Folly (24); Henrique Malheiros (25); Paulo Braune (26); Edson Tavares (27); Aurora Ventura Fernandes (28) e José Antonio Alves (29).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.