Praça do Suspiro: uma remodelação como deve ser feita, rumo ao progresso

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 20 de junho de 2020

Edição de 20 e 21 de julho de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Obras na Praça do Suspiro: Enquanto a moçada arranja opiniões sem nexo, sem o mínimo de substância e com o máximo de idiotice, as obras que farão da antiga Praça do Suspiro um motivo de especial orgulho para os friburguenses, continuam em ritmo acelerado. O que já está feito e o que foi injetado de fato e realmente, representa algo de importante, muitíssimo beneficiando o trânsito intenso da região. 
  • A falta gosto e as impropriedades geradas pelas estreitas vias que geram perigos ocasionados por mais de meia dúzia de desnecessários cruzamentos nas confluências de outras ruas que desembocam no aprazível recanto do chamado "Suspiro", todo aquele amontoado de implicações e "larguras" defronte a prédios, vai dar lugar à concretização de um inteligente planejamento, a um embelezamento geral da região, a uma total facilidade de contorno do tradicional "Jardim do Suspiro" e uma geral desmoralização para os empreiteiros da crítica a tudo quanto de bom realiza a administração Amâncio Azevedo.
  • Copa do Mundo - Já com o vice-campeonato assegurado, a seleção do Brasil disputará com a Itália a partida final. Sensação em todo o país, que exulta com as magníficas apresentações do quadro verde-amarelo que mostra ao mundo um futebol verdadeiramente empolgante com atletas de exuberante preparo físico.
  • Superior Tribunal Eleitoral - Órgão decidiu que não é crime passível de penalidade o cidadão que, eleito por um partido, traia este mesmo partido ou o abandone por outro. Vale dizer que um vereador, um deputado, um senador ou um prefeito pode "sassaricar" a vontade — embora a Constituição diga que o mesmo possa perder o mandato até que seja regulamentado o dispositivo Constitucional. 
  • Apelo de Pedroso Horta ao presidente Médici - O deputado Pedroso Horta - MDB de São Paulo - pediu ao Presidente Médici que devolva ao país o habeas-corpus, a imprensa livre, o poder Judiciário independente, e afirmou que sua coragem optando pela democracia, salvará o povo do medo, evitará a luta fraticida e limpará o nome do Brasil. 
  • Futuro governador do Estado do Rio - Os círculos políticos fluminenses acreditam que brevemente estará solucionada a escolha, pelo presidente Médici, do futuro governador do nosso Estado. Concomitamente, terá terminado o recesso da Assembleia, fato que está atravessado na garganta dos fluminenses, já que aquele Poder Constitucional é uma tribuna livre para as queixas e reivindicações do povo.

Pílulas

  • A polêmica do leite em saquinho plástico - Vem percorrendo a cidade uma propaganda desonesta antecipando conselhos para o consumo do leite: “O Governo Federal proíbe a venda e consumo do leite cru. Adquira leite em saquinhos de plástico”. Ora, o leite que várias cooperativas vem entregando ao consumo da nossa cidade, não é cru e nem está ainda sendo entregue em sacos plásticos. Nada tem a ver uma coisa com a outra. O leite cru podia ser depositado e vendido em plástico e o leite pasteurizado, como vinha sendo feito podia também, ser oferecido a granel aos domicílios.
  • Afinal, há um decreto federal obrigando a venda de leite somente em recipiente inviolável, coisa que ainda não foi cumprida, inclusive nas grandes capitais, portanto as firmas fornecedoras do maquinário não puderam atender a demanda dos pedidos. Não se faz tanta máquina em tão pouco tempo. Toda a historia de poder ou não o leite ser negociado a granel está contida no fato de uma firma ter conseguido que uma empacotadora do Rio de Janeiro a servisse na forma do decreto, e assim, com o privilégio assegurado, conquistar sozinha o excelente mercado friburguense. Nada como a livre concorrência.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: George Henze (21); Maria Carolina Braune, Kátia Rocha, Homero Caputo, Yonara Pinheiro Ferreira e Werther de Almeida (22); Sérgio Azevedo, Silvio Alberto Spinelli, Maria Vitória Parca, Ítalo Sergio Spinelli e Friedrick Wilhelm Schulupp (23); João Batista Pimentel, João Batista Yaggi, Beatriz Fernandes Ferreira, João Carlos Côrtes Teixeira e Maria Tereza de Oliveira (24), Márcio Gonçalves Pereira, Nair Bravo Mastrangelo e Ernesto Victor Hamelmann (25); Edith Cardinelli, Gilberto de Souza e Maria Lúcia Oliveira (26).

 

Foto da galeria
Edição de 20 e 21 de julho de 1970
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.