Pardieiro da Saúde vai ao chão

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 21 de outubro de 2023

Edição de 20 e 21 de outubro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Pardieiro da Saúde vai ao chão - O posto de saúde, aquele velho pardieiro, objeto de tantas críticas populares sistemáticas da imprensa friburguense, chegou ao seu fim. Por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, aquele velho pardieiro será demolido, já estando pronto um novo projeto de construção, elaborado pelo Departamento de Engenharia do Estado. O projeto é para realização nos primeiros meses do próximo ano e, para que o velho pardieiro possa ser demolido, a Secretaria de Saúde do Estado já providencia a locação de um imóvel provisório onde possa funcionar o posto de saúde até que estejam concluídas suas novas instalações, as quais serão no mesmo local onde funcionam atualmente. 

Prefeito Amâncio não dá perdão - Cobrança executiva é resposta da Prefeitura Municipal de Friburgo para os devedores de impostos. 

Geisel pensa em 1974 - Preparando-se para assumir a presidência da República do Brasil no próximo ano, o general Ernesto Geisel tem desenvolvido intensa atividade, ouvindo políticos, administradores e governadores estaduais. Nesta semana que se finda, o ex-presidente da Petrobras manteve demorados contatos com o senador João Cleophas (PE), ex-governador Magalhães Pinto (MG) e o atual governador do Espírito Santo. Enquanto isso, sua equipe de assessores técnicos, pesquisa, informa-se e formula diretrizes para todos os problemas do país. 

Servidores decepcionados com o prefeito - Não é bom o clima vivido entre os servidores da prefeitura. É mesmo um clima de mal estar, face à pouca atenção que o prefeito Amâncio Azevedo tem dispensado aos problemas dos servidores municipais, como o pagamento em atraso para o pessoal do quadro efetivo, que receberam o salário de setembro no último dia 12, pagamento muito mais atrasado para o pessoal contratado, a exemplo da FEC, onde os salários estão com atraso de dois meses, e nenhuma perspectiva de aumento de salários neste ano, fazem com que os servidores comentem a saudade que têm do “tempo do dr. Feliciano Costa, este sim, um amigo dos funcionários da prefeitura”. 

Benício: Alma do Congresso - Em que pese alguns senões ocorridos - o que é natural em promoções de grande envergadura - o 1º Congresso dos Vereadores, realizado em Friburgo, deixou um saldo altamente positivo para a cidade. Para aqui, convergiram cerca de 1.500 pessoas, entre vereadores e visitantes, os quais propiciaram à cidade enorme movimento, isto sem falar nas atenções nacionais que focalizaram Friburgo durante o período do congresso. 

Comissão de investigação continua em silêncio - A comissão especial de investigação, nomeada pelo prefeito Amâncio de Azevedo para apurar possíveis irregularidades e corrupções denunciadas pelo ex-diretor de parques e jardins da prefeitura, Guido Daflon, continua e persiste num silêncio, o qual, nesta altura - quase 60 dias após a denúncia e a morte a tiros do denunciante na Câmara de Vereadores - já começa a parecer suspeito. Este silêncio da comissão especial de investigação, tem sido objeto dos mais variados comentários nos meios populares, comentários, os quais já começam a fixar uma imagem muito suspeita, tanto da comissão nomeada, quanto da administração que a nomeou. 

Hospital Santo Antônio inaugura obras e homenageia provedor - A inauguração da primeira ala do novo Hospital Santo Antônio vai propiciar, também, uma justa homenagem ao dr. Augusto Cláudio Ferreira que, no hospital, comemora o decanato de uma provedoria profícua de realizações, quando a partir do início de sua atuação como provedor, reunindo, em torno de si, uma equipe eficiente, conseguiu retirar do caos o velho hospital, e transformá-lo na unidade hospitalar eficiente que, hoje, é considerada uma das melhores do Estado do Rio.

III Feira de Artes começa com “Andorra” - “Andorra”, de Max Frisch, peça dirigida pelo teatrólogo Júlio Cezar Cavalcanti, o Jaburu, e multipremiada no recém-encerrado Festival Estadual de Teatro Amador, é a peça designada para abrir, no próximo dia 15 de novembro, a III Feira de Artes de Nova Friburgo. 

 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Dagmar (20); Oberthal Guimarães e Brigitte Schultz (22); João Agrello e Solange Maria Gonçalves (23); Mariléa Costa, Henrique Milward, Diva Thurler Mezzavila e Orcalina Leite (24); Trajano de Almeida Filho (25); Abílio Souza Gomes (26); Leoncio Amado Machado, Maria de Lourdes Coelho de Azevedo, Ruth Braga de Mello e Florita Fernandes Cima (27); Feliciano Costa, Maria Correa Souza, Elesbão Cardoso, Luiz Guilherme Rocha, Heloísa Helena Faria, Sávio Junior Filho, José Simeão Vidal e Maria de Lourdes Vale Araujo Barros (28).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.