Ninguém segura a ganância dos exploradores do povo: quilo da carne chega a CR$ 6

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 31 de outubro de 2020

Edição de 31 de outubro e 1º de novembro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • Ninguém segura a ganância dos exploradores do povo – A carne verde já na casa dos Cr$ 6,00 (seis mil cruzeiros antigos) por quilograma. Óleo comestível em constante ascensão, tendo sido majorado em 300 cruzeiros antigos por lata. Um verdadeiro absurdo.
  • Dia do Funcionário Público melancólico - Nenhuma melhoria, nem sequer uma leve esperança de dias mais tranquilos para os anônimos movimentadores da máquina administrativa governamental. Assim foi o 28 de outubro de 1970, Dia do Servidor Público, em Friburgo.
  •  Eleitor friburguense - Não se impressione com o “conto da sereia”, valendo dizer com a demagogia dos que jamais se interessaram pelas causas da nossa comunidade. O seu apoio é indispensável àqueles que sempre estiveram na estacada do bom combate pró-Friburgo e sua gente. O MDB local comparece às urnas de 15 de novembro próximo com três candidatos a deputação estadual: Dr. Waldir. Costa, Paulo Vassallo Azevedo e João Batista da Silva, um trio de respeitáveis homens públicos, com reais serviços prestados. O primeiro, deputado estadual — o mais votado em Friburgo na passada eleição e segundo do Estado; o segundo, chefe de gabinete da prefeitura, moço ainda e que ingressou na vida pública de nossa terra há quatro anos; o terceiro, vereador em três legislaturas, integrante de um sem número de organizações friburguenses, com 30 anos de serviços prestados à Fábrica de Rendas Arp e perito contador. O MDB soube escolher três dos seus mais dedicados integrantes para postular uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo certo que, mais uma vez terá enorme maioria de legendas estaduais. E para a sucessão municipal, o MDB é Álvaro de Almeida.

 Pílulas:

  • A campanha política da terra continua animada, reinando felizmente, em clima de respeito e cordialidade entre os postulantes aos cargos eletivos. O que surpreende mais ainda é a “calmaria” até junto aos cabos eleitorais mais estremados. O sentido da respeitabilidade à criatura humana está impressa nos movimentos do grande embate nas urnas. Aliás, o panorama político friburguense geralmente é assim mesmo, pois gente politizada, gente de boa formação moral sempre procede desta maneira.
  • Duas majorações nesta semana: carne, aumento de 800 cruzeiros antigos em quilograma e óleos comestíveis, 300 cruzeiros antigos em lata, A carne seca atingiu a 9 cruzeiros batendo todos os recordes. A cada declaração de contenção nos preços dos gêneros, uma força mais forte que tudo responde com aumentos enormes. Enquanto isso, há gente, há pessoas, há até órgãos que motivam a presente campanha eleitoral, com acenos de um “mundo da lua” para o povo brasileiro.
  • Na época propriamente da entressafra da carne, este principal alimento do povo passou da casa de 3.200 para 4.500 cruzeiros antigos por quilo. No momento em que já era vislumbrado o caminho de safra, dois outros aumentos sofreu o bife. Agora já se cobra 6.000 cruzeiros antigos pelo mesmo quilograma. Parece-nos, que nesta história, muito “detefon” precisa ser usado para que os que vivem do salário mínimo e os compreendidos numa faixa um pouco maior não venham a morrer de fome.
  • Em 15 de novembro o povo vai falar por via das urnas, através do voto, esta grande arma da democracia. Para honra e glória do nosso município, teremos, tudo indica, um pleito livre fazendo jus ao título, do nome traduzido da nossa cidade: Cidade Livre. Seremos, graças a Deus, uma unidade municipal que terá um administrador devidamente autenticado pelo voto, pelo eleitorado, que errando ou acertando na escolha, pratica um ato inerente aos princípios e direitos dos povos livres.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Sylvio Barreto Lima, Alcides Carlos Ventura (31); Leila Segal, Alfredo dos Santos Spinelli, José Maria Coutinho Filho, Daniel Marques de Oliveira (1º de novembro); Márcio Gonçalves Pereira Júnior (2); Angela Maria Miele (4); Bernardo Nunes Pinto (5); Lucy Lamy de Souza, Manoel Henrique Vilarinho (6); Jair de Castro Nunes (7).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.