Grandes indústrias investem em Friburgo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 25 de julho de 2020

Edição de 25 e 26 de julho de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Novos investimentos da Torrington e Ingersoll-Rand - O sr. William Wearly, presidente do Conselho de Administração da Ingersoll-Rand Company, empresa sediada no Estados Unidos e que mantém fábricas subsidiárias, filiais e representantes em mais de cem países, esteve em Nova Friburgo. A vinda de Wearly,  acompanhado do vice-presidente executivo da organização, David Garfield, e do gerente geral para a América Latina, Norman Zehr, teve como objetivo verificar e coordenar planos de expansão da Torrington do Brasil S.A. Indústria e Comércio, instalada em Olaria. 
    A Ingersoll-Rand através de suas empresas associadas e subsidiárias é líder mundial na fabricação de equipamentos a ar comprimido, de mineração e construção, equipamentos e ferramentas pneumáticas, rolamentos de todos os tipos, ferramentas manuais, agulhas para máquinas de malhas e meias, agulhas para máquinas de costura, agulhas para cirurgião, especiaIidades metálicas e máquinas especiais.
    Para permitir uma visão mais completa da economia nacional, o sr. William Wearly, durante sua visita realizou várias entrevistas com dirigentes industriais e financeiros, recebendo inclusive integral apoio para novos investimentos no Brasil, por parte do Ministério da Indústria e Comércio. Como resultado imediato de sua visita, a fábrica da Torrington em Nova Friburgo vai receber as mais modernas máquinas existentes no mercado mundial para a fabricação de agulhas de lingueta para máquinas de malhas e meias, o que permitirá, inclusive, o aumento de suas exportações que já atinge a cerca de 30% de suas vendas. Esse investimento inicial de US$ 1.200.000,00 é, porém, apenas uma pequena parcela do total que a Torrington e a Ingersoll-Rand pretendem investir no nosso país nos próximos cinco anos.                                                                                             
  • Reunião do MDB - A comissão executiva do MDB de Friburgo tem estado em reunião permanente, apreciando assuntos de interesse partidário e relacionado com a futura eleição. Conforme convocação do presidente, o diretório municipal se reúne na Câmara para apreciar matéria urgente, inclusive, a convocação da convenção municipal.
  • Mário Antônio Thurler - A arena local apresentou ao diretório regional o radialista e atual chefe do gabinete do secretário Raphael Jaccoud, Mário Antonio Thurler para concorrer à deputação estadual. Trata-se de um jovem que sempre se distinguiu na comunidade por dotes de inteligência e contínuas afirmações de zelo partidário, merecendo, portanto a honra da indicação.
  • Presidente Médici vai escolher quem será o vice-governador do Rio - O futuro governador do Estado do Rio de Janeiro, o atual deputado Raimundo Padilha, declarou que também o novo vice-governador será apontado pelo presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, desmentindo que tivesse apresentado ao mesmo uma relação de postulantes a seu companheiro de chapa.

Pílulas:

  • Desmentindo a existência de qualquer pressão política no país, o ministro da Justiça disse que as eleições correrão livres e democraticamente e representarão a vontade suprema popular, pois não há “cassações brancas ou vetos por parte do Governo Federal”. Se assim acontecer, ótimo!
  • Até o dia 5 de agosto, ficará esclarecido o programa das candidaturas locais do MDB. Tudo indica que o partido concorra com uma legenda e duas sublegendas para prefeito e vice-prefeito. Os nomes estão prestes a surgir oficialmente, embora extra oficialmente os redutos políticos conheçam, perfeitamente, as pessoas cogitadas e já consultadas. Na Assembléia, três nomes foram aprovados: Waldir Costa, dr. Paulo Azevedo e João Batista da Silva.
  • Por culpa da burocracia nos altos escalões do Serviço Autônomo de Água e Esgotos, as obras do novo sistema de abastecimento sofreram atraso. É de admirar-se que o prefeito Amâncio Azevedo não tenha ainda dado público as razões disso, cujas consequências  recaem sobre o seu governo. Lançamos então uma campanha para encampação da Autarquia da Água, por parte da municipalidade, terminando de uma vez por todas com as constantes reclamações sobre os seus serviços.  

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Henrique Malheiros (25); Edith Cardinalli, Paulo Braune (26); Edson Roberto Tavares (27); Aurora Ventura Fernandes, Madre Lúcia Braune (28); José Antonio Alves (29); Jorge Luiz Tavares (30); Humberto de Moraes (31) e Maria Weidauer (1º de agosto).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.