Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Country Clube espera receber cinco mil foliões por dia no Carnaval
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
sábado, 18 de janeiro de 2020
Edição de 17 e 18 de janeiro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira
Manchetes:
- Country Clube anuncia estar em condições de receber, diariamente, durante o carnaval, cinco mil foliões - A imprensa foi recepcionada pelo Nova Friburgo Country Clube , com animado coquetel, durante o qual foi passada em revista a programação daquele clube para o tríduo de momo, bem como conhecidos os detalhes da ornamentação dos salões de bailes.
- Faculdades - É um tema que vem apaixonando a mocidade friburguense e é grande a expectativa para que 1970 assinale o início do funcionamento dos cursos superiores em Friburgo. Estará eleitoralmente liquidado o político que tentar atrasar a marcha das démarches que foram encetadas em favor das nossas faculdades.
- .A repercussão do falecimento da grande pioneira de Maternidade e Casa Maternal de Friburgo - Dona Maria Laginestra foi, sem dúvida alguma, a grande pioneira da instalação em Friburgo da Maternidade e Casa Maternal, com serviços absolutamente gratuitos e com portas abertas para o atendimento das parturientes e seus filhos carentes de recursos, notadamente das domésticas e mulheres da lavoura, onde a assistência social nem sequer ensaiara os primeiros passos. A Legião Brasileira da Assistência foi a verdadeira salvação para milhares e milhares de senhoras totalmente sem meios.
- José Pedro Pires ganha um Corcel - O chefe da tesouraria da prefeitura foi o ganhador de um Corcel no sorteio de 29 de dezembro. A entrega do bonito e valioso carro será no próximo dia 24 de janeiro, na Televisão Tupy, no programa ‘A.P. Show’, comandado por Aerton Perlingeiro.
- Inundações que causam prejuízos - Antigamente era o Rio Bengalas que de quando em vez, vinha inundar a Praça 15 de Novembro – atual Getúlio Vargas, a Avenida dos Eucaliptos e adjacências, penetrando, inesperadamente nas casas residenciais e comerciais, causando aos seus habitantes e proprietários, grandes prejuízos. Anos são decorridos, porém, que benditas dragas do Governo Federal desobstruiram esse rio, dando-lhe o curso necessário e, desde então, ficamos libertos de suas importunas e desagradáveis visitas diurnas e noturnas, mas, dizem e é certo, que atrás de um mal outro surgirá, e, desde então, substituindo-o, do denominado Bairro Suíço e da Ladeira das Braunes, águas pluviais, inundam constantemente o trecho final da Rua Farinha Filho, invadindo quintais e porões e na sua incontida correnteza, também, entre vários outros estabelecimentos comerciais, escritórios e casas residenciais.
Pílulas
- Esta coluna está de luto. O passamento de Dona Maria Duque Estrada Laginestra foi um golpe profundo para os que fazem A VOZ DA SERRA – a grande dama, cujo coração não tinha tamanho e estava sempre voltada para o bem do próximo. Ela era a imagem viva de um farol democrático a resplandecer lições políticas, no seu sentido de arte de bem governar os povos. Extraordinária nos momentos de alegrias e muito mais extraordinária ainda nas ocasiões de incertezas, dona Maria Laginestra simbolizava tudo o que de bom deveria existir no âmago das criaturas, nas essências das almas puras, na encarnação da sublimidade humana.
- Uma lei municipal proíbe cortejo fúnebre pelos logradouros, bem como não permite acompanhamento por veículos. Ao sair a urna com os restos mortais da ilustre e querida dama friburguense da Câmara Municipal, num movimento uníssono, dezenas de pessoas tomaram as alças da urna, levando-a a pé em demanda do Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que como se sabe, dista mais de um quilômetro de distância. Ninguém falou uma só palavra. Há momento em que o silêncio muito significa. O povo queria carregar e carregou o corpo da sua benfeitora ao Campo Santo.
- A administração municipal prestou homenagens merecidas à memória da viúva do saudoso deputado Dante Laginestra. Além do luto oficial e envio de coroa, a municipalidade custeou os funerais. O prefeito Amancio Azevedo falou pelo povo, agiu como queria o povo friburguense.
Sociais
- AVS registra os aniversários de: João Mezzavilla Teixeira (18); Elizabeth Folly (19); Salomão Tendler, Yolanda Correa Pereira, João Batista Oliva e Therezinha Monteiro Soares (21); José Dantas dos Santos (22); Luiz Azevedo Künzel, Gino José Cariello, Brigitte Schulupp e José Joaquim de Moura Leite (23); Waldir Costa, Itala Maceni Longo e Sérgio Francisco Mayer (25).
Publicidade
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário